UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

31/07/2007 - 08h58

Hoyama bate recorde de ouros e abre espaço para sucessor

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O Brasil precisou se infiltrar no domínio chinês para dar a Hugo Hoyama o recorde de medalhas de ouro para um atleta brasileiro em Jogos Pan-Americanos. Com a vitória por equipes, Hoyama ultrapassou o nadador Gustavo Borges, se tornou o maior vencedor do Brasil em Pans e abriu espaço para um sucessor na modalidade.

Folha Imagem
Hoyama (e), Thiago Monteiro e Gustavo Tsuboi (d) recebem o ouro por equipe
O título do time brasileiro foi o único que escapou das mãos da China no Pan. Nas outras três disputas (equipe e individual feminino e individual masculino) a vitória ficou com mesa-tenistas nascidos na Ásia.

Contra a "importação" de chineses, o Brasil contou com uma equipe 100% nacional, com Hugo Hoyama, Thiago Monteiro e Gustavo Tsuboi. O trio chegou sem problemas à final por equipes, quando enfrentou a Argentina.

Hoyama abriu a série decisiva contra Liu Song, chinês naturalizado argentino que é chamado de Songuito pelos "hermanos". Número 59 do mundo, Song não teve trabalho para bater o brasileiro.

Thiago Monteiro começou a reação do país na seqüência, vencendo uma apertada partida contra Gaston Alto. Depois, a dupla do Brasil, formada por Monteiro e Tsuboi, passou por Alto e Pablo Tabachnik.

A decisão da medalha caiu nas mãos de Hoyama. O brasileiro chegou a ficar atrás do marcador na partida, mas aos gritos de "vamos virar Hugo" Hoyama reagiu e venceu o confronto após um erro de saque do adversário.

"Não tenho palavras para dizer a emoção que estou sentindo. Vencer em casa foi o máximo. Foi a minha medalha mais significativa. E se não fosse a torcida eu não teria virado o jogo contra o Pablo", disse Hoyama.

O Pan do Rio foi o último de Hugo Hoyama. O brasileiro deve deixar a seleção após a Olimpíada de Pequim, em 2008. Mas o cargo de sucessor ainda está aberto. "Eu não ligo para esse negócio de ser sucessor. Não me vejo nesse perfil. Tenho que trilhar o meu caminho. É difícil dizer se vou estar preparado (para substituir Hoyama). A gente vai ter que viver essa experiência", disse Monteiro.

Nas disputas individuais, os brasileiros não tiveram chance contra os chineses. Hoyama caiu nas semifinais diante de Song, enquanto Monteiro perdeu na mesma fase para o 'dominicano' Ju Lin. Os dois ficaram com o bronze.

No feminino, a caminhada brasileira foi ruim. Nenhuma atleta da equipe conseguiu chegar à disputa de medalhas. A chinesa naturalizada norte-americana Jun Gao foi a campeã individual. Ela também fez parte da seleção campeã por equipes, ao lado de outra chinesa e de uma vietnamita.