UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

31/07/2007 - 11h35

Após três medalhas em 2003, squash brasileiro decepciona no Rio

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Ronivaldo Conceição, Rafael Alarcon e Luciano Barbosa conquistaram a única medalha do squash brasileiro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. O bronze por equipes, porém, teve quase o gosto de derrota. "Valeu pela medalha, mas não era o que nós esperávamos", admitiu Roni.

Jorge Araújo/Folha Imagem
Rafael Alarcon conseguiu o melhor resultado do Brasil no individual: quartas
A frustração do time chega com a comparação de resultados passados. Desde que a modalidade chegou ao Pan, em Mar del Plata-1995, o desempenho no Rio 2007, só com o bronze de Roni, Alarcon e Barbosa, foi o pior da história.

Na Argentina foram três bronzes (equipe masculina, equipe feminina e geral). No Canadá, nos Jogos de Winnipeg-1999, foram uma prata (equipe masculina) e um bronze (equipe feminina). No Pan de Santo Domingo, com a mesma equipe, o Brasil conquistou três medalhas: uma de prata por equipes e duas de bronze, no individual, com Roni, e outra com a equipe feminina.

Jogando no distante centro esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, os brasileiros não foram longe no torneio individual. Rafael Alarcon foi o melhor deles, chegando até as quartas-de-final quando foi eliminado pelo colombiano Miguel Rodriguez. Ronivaldo ficou na segunda rodada.

Na equipe feminina, o desempenho foi ainda pior. Bronze em Santo Domingo, a equipe feminina, formada por Thaísa Serafini, Mariana Pontalti e Karen Redfern, venceu só um jogo durante todo o Pan e ficou com a quinta posição. Karen e Thaísa disputaram o individual, mas não passaram das primeiras fases.