UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

31/07/2007 - 10h11

Argentina confirma mulheres, mas vê homens caírem no hóquei

Rodrigo Bertolotto
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

A disputa valia vaga da Olimpíada de Pequim-2008. As "leonas", como são conhecidas as jogadoras argentinas de hóquei na grama, conseguiram ser as campeãs, mas o time masculino do país vizinho acabou caindo diante dos canadenses na final.

Reuters
Seleção confirma o favoritismo e vence pela sexta seguida o Pan-Americano
Pela sexta vez nas seis vezes em que foi disputado nos Pan-Americanos, as argentinas não tomaram conhecimento das adversárias, principalmente da equipe amadora que o Brasil montou para encarar as campeãs olímpicas. Resultado: 21 a 0, goleada histórica, só inferior ao 28 a 0 que aplicaram nas dominicanas no Pan de Santo Domingo.

O time nacional colecionou 53 gols sofridos e nenhum marcado (os placares foram um 9 a 0 para o Chile, dois 8 a 0 para o Uruguai e um 7 a 0 para Cuba).

Já os homens brasileiros conseguiram ficar com um saldo de gols ainda pior, mas, pelo menos, fizeram um gol. O Brasil deixou o Pan com um saldo negativo de 56 gols, já que tomou 57 e marcou apenas 1, na derrota por 8 a 1 para Trinidad e Tobago ainda na fase de grupos.

Além do esporte praticamente não existir no país, uma série de problemas marcaram a preparação do time, com direito a greve de jogadores e desmonte das equipes que vinham treinando no começo do ano.

Basta saber se o Brasil vai insistir com a modalidade para o Pan de Guadalajara-2011, tentando a popularização ou se o esforço recente ficará sepultado com as goleadas. Com direito a gramado sintético importado da Itália, o moderno campo no território militar de Deodoro, subúrbio do Rio, pode ser uma indicação que o esporte pode prosperar no país

Para a Argentina, meca dos bastões na América do Sul, o Pan do Rio deixou uma nota amarga com a derrota (nos pênaltis) para os canadenses na final masculina. Os dois países vêm se revezando no ouro ao longo da história pan-americana, com sete douradas para os sul-americanos e quatro para os representantes da América do Norte. Dessa vez, foi a vez do Canadá.