UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

31/07/2007 - 08h50

Wakeboard cumpre seu papel e dá primeira medalha ao esqui

Da Redação
Em São Paulo

Aposta da Confederação Brasileira de Esqui Aquático (CBEA), o wakeboard cumpriu com seu papel em sua estréia nos Jogos Pan-Americanos. A modalidade foi convidada a fazer parte do programa do esqui devido à boa atuação do wakeboarder Marcelo Giardi, o Marreco, que superou as expectativas e deu ao esporte sua primeira medalha de ouro.

Nelson Perez/COB
Marreco liderou com folga as eliminatórias e conseguiu o ouro nas finais do wakeboard
VEJA O PERFIL DE MARRECO
"Foi uma iniciativa nossa, porque sabíamos que o Marreco tinha grandes chances de medalha, e tivemos razão", comemorou José Raul Vasconcelos, presidente da entidade.

Atual campeão pan-americano de slalom, Fernando Neves, o Brucutu, terminou apenas em quinto lugar. Seu irmão, Felipe, ficou em sexto. O canadense Drew Ross levou o ouro, e sagrou-se tricampeão. Os outros atletas brasileiros do esqui, Thiago Gerin e Juliana Negrão, tampouco subiram ao pódio.

Coube então a Marreco salvar a modalidade. Primeiro wakeboarder a competir no Pan, uma vez que o atleta foi o primeiro a entrar na água na fase eliminatória, Marreco superou o canadense Brad Buskas, que ficou com a medalha de prata.

Campeão brasileiro e sul-americano, Marreco sofreu uma cirurgia no joelho em dezembro, e quase pôs os planos do esqui por água abaixo. Mas em recuperação surpreendente, voltou aos treinos no mês seguinte, e competiu no Pan com a proteção de uma joelheira no local operado.

"Essa medalha é a resposta a todas as pessoas que duvidaram do nosso potencial, que não levaram a sério a iniciativa de incluir o wakeboard no Pan. No início, o wake vivia das sobras do esqui, mas hoje já tem seu próprio campeonato, e caminha com as próprias pernas. Não vai levar muito tempo para ficarmos de uma vez nos Jogos", aposta Marreco.

Apesar do sucesso da empreitada, a CBEA sabe que será muito difícil a nova inclusão da modalidade na próxima edição do Pan, em Guadalajara-2011. "Foi uma idéia que tivemos e brigamos com ela frente ao COB e à Odepa para vê-la concretizada. Agora, é uma nova discussão que começa", adiantou Vasconcelos.