UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

31/07/2007 - 09h02

EUA monopolizam ouro, mas deixam Brasil com prata inédita

Rodrigo Bertolotto
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Do nono lugar em Santo Domingo-2003, Fábio Resende conseguiu em casa a prata fazendo dupla com Rodrigo Hermes, uma medalha inédita no esporte que estreou no Pan de Havana, em 1991.

Folha Imagem
Brasileiros comemoram a medalha de inédita no boliche em Pan-Americanos
A modalidade associada aos shoppings e ao "american way of life", como não poderia deixar de ser, foi dominada pelos Estados Unidos, com quatro dos quatro ouros possíveis. A competição aconteceu no Barra Bowling, localizado no Barra Shopping, sem direito a público, só convidados, que se fartaram com os hambúrgueres do local.

No torneio individual masculino, Rhino Page derrotou o mexicano Daniel Falconi na final. No feminino, Tennelle Milligan ficou com o primeiro lugar, ao bater a venezuelana Alicia Marcano na decisão. O mesmo predomínio aconteceu nas duplas.

Apesar de berço da modalidade, os norte-americanos nunca antes tinham monopolizado os ouros em um Pan-Americano. Em Santo Domingo-2003, eles deixaram duas medalhas douradas para os mexicanos, seus rivais com as bolotas pesadas.

O Brasil experimentou o sabor do pódio no esporte. "Foi algo especial, fruto de muito treinamento. Conseguimos abrir vantagem dos dominicanos e depois só mantivemos", contou Hermes, que mora em Curitiba, mas começou a jogam em Foz do Iguaçu, em 1996, quando seu tio Alfeu inaugurou um boliche na tríplice fronteira.

Identificado como hobby, o boliche tenta se firmar como esporte, e seus praticante se esforçam a mostrar o preparo físico e psicológico para chegar às medalhas. "Faço meditação, treino dia sim dia não e cuido da alimentação. Tenho um preparo de atleta", afirma Resende.

Para Guadalajara-2011, fica o desafio de manter no pódio, objetivo ainda mais difícil porque os mexicanos são fortes na disputa.