UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

31/07/2007 - 09h49

Brasil ganha medalha inédita com peteca, mas ainda corre atrás

Rodrigo Bertolotto
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

No quarto Pan com disputa de badminton, o Brasil finalmente ganhou sua primeira medalha na modalidade das petecas. A dupla de Guilhermes (Pardo e Kumasaka) fez muita festa quando conseguiu chegar à semifinal e garantir o pódio. A veiculação foi ainda maior porque aconteceu em uma segunda-feira em que o Brasil não contabilizou nenhuma outra medalha.

COB/Divulgação
A dupla formada por Guilherme Pardo e Guilherme Kumasaka perdeu dos EUA...
COB/Divulgação
...mas mesmo assim conquistou a inédita medalha brasileira na modalidade do Pan
BRASIL CONQUISTA O BRONZE
PERFIL DE GUILHERME PARDO
PERFIL DE GUILHERME KUMASAKA
CAMPANHA DOS BRASILEIROS NO PAN
"A gente saiu em todos os jornais, canais de TV e sites", se maravilhou Guilherme Pardo, após a derrota para os norte-americanos de origem asiática Howard Bach (nascido no Vietnã) e Bob Malaythong (vindo de Laos).

Canadenses e norte-americanos dominaram os pódios do silencioso esporte. Os EUA ficaram em primeiro, com três ouros, uma prata e três bronzes. Já o Canadá pegou dois ouros, três pratas e um bronze.

Como terceira potência do esporte apareceu a Guatemala, com uma prata e um bronze. Os atletas centro-americanos, que treinam nos EUA, já tinham conseguido medalha quatro anos atrás. Já os peruanos, melhores da América do Sul, ficaram com quatro bronzes, só deixando escapar o bronze na dupla masculino.

"Eu já tinha batido na trave em Santo Domingo, mas dessa vez não podia escapar essa medalha", disse Pardo, que caiu nas quartas-de-final quatro anos atrás.

Mas a diferença ainda é gritante entre o nível dos países do Norte com o ritmo brasileiro. "Eles são muito rápidos, uma velocidade que não se viu nesse Pan", comentou Pardo. Agora é ver se em Guadalajara-2011 saia mais uma medalha, sem precisar do apoio da torcida e do "fator casa".