UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

31/07/2007 - 09h32

Novatos surpreendem e dão recorde de medalhas ao atletismo

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

As medalhas de ouro de Fabiana Murer, no salto com vara, Jadel Gregório, no salto triplo, e Maurren Maggi, no salto em distância, já estavam previstas. Até uma prata de Keila Costa no salto triplo feminino, atrás apenas da cubana Yardelis Savigne, e do revezamento masculino do 4 x 100 m rasos, eram aguardados.

EFE
Fábio Gomes deu a hegemonia ao Brasil no salto com vara ao vencer a prova no Pan
AFP
Aos 22 anos, Sabine superou a favorita, Zenaide Vieira, e venceu na reta final
FÁBIO CONQUISTA O OURO
SABINE VENCE OS 3000 M
PERFIL DOS BRASILEIROS
FOTOS DO ATLETISMO NO PAN
A vitória mais vibrante foi a do quarteto masculino do Brasil, formado por Vicente Lenílson, Rafael Ribeiro, Basílio Moraes e Sandro Viana, que levou o tricampeonato. Mas o atletismo só bateu o recorde de medalhas conquistadas em um Pan, 23, contra 16 de Santo Domingo-2003 e Winnipeg-1999 com ajuda de atletas desconhecidos do público. No Rio, foram nove ouros, contra apenas cinco de 2003, e sete da edição canadense.

Entre as vitórias mais surpreendentes, Fábio Gomes deu a hegemonia pan-americana ao Brasil no salto com vara ao vencer a prova masculina, com a altura de 5,40 m. O brasileiro de 24 anos tinha sido alçado à condição de favorito depois de superar o recorde sul-americano no mês passado, quando registrou 5,77 m, melhorando uma marca que já durava 21 anos. Ele superou em um centímetro o recorde que o também brasileiro Tomas Valdemar Hintnaus (que mora nos Estados Unidos) havia registrado em agosto de 1985, em uma competição na Suíça.

No feminino, o grande destaque também ficou com uma novata, Sabine Heitling, de 22 anos. Nos 3.000 m com obstáculos, a brasileira superou a favorita, a compatriota Zenaide Vieira, e venceu na reta final, com 9min51s13, o melhor de sua carreira e que também passa a ser recorde pan-americano, já que a disputa feminina foi realizada pela primeira vez nos Jogos. Já Zenaide admitiu que diminuiu o ritmo por cansaço, e não viu a compatriota avançando nos metros finais.

Seguindo os passos do marido, o maratonista Marílson Gomes dos Santos, Juliana Gomes levou a medalha de ouro nos 1500 m feminino. A brasileira cravou 4min13s36, e passou a linha de chegada quase dois segundos à frente da segunda colocada, a norte-americana Mary Jane Harrelson, que obteve 4min15s24. Já Marílson levou duas medalhas, prata nos 10.000 e bronze nos 5.000 m.

Nos 800 m masculino, dobradinha brasileira: Kléberson Davide ficou com a prata, e Fabiano Peçanha, bronze em Santo Domingo-2003, repetiu a dose quatro anos depois. No lançamento de dardo, outra surpresa: o brasileiro Alexon Maximiano levou o bronze no lançamento de dardo. No heptatlo, Carlos Chinin levou mais um bronze, assim como Lucélia Peres, também terceira colocada nos 10.000 m, e Lucimara Silva, no decatlo feminino.

Fechando a modalidade, o mineiro Franck Caldeira substituiu o bicampeão Vanderlei Cordeiro de Lima e conquistou a medalha de ouro na maratona. Com cãibras, Vanderlei abandonou a prova. No feminino, Márcia Narloch terminou em segundo, seguida por Sirlene Pinho, que ficou com o bronze.