UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

30/07/2007 - 09h03

Novatas repetem campanha de 2003 e falam em "cala-boca"

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Quando as cinco meninas da ginástica rítmica brasileira subiram ao pódio do Pan-Americano do Rio de Janeiro, para colocar a medalha de ouro por equipes, estavam dando um cala-boca em seus críticos. Mesmo com atletas inexperientes, com só uma veterana do último Pan, elas garantiram o tricampeonato.

EFE
O Brasil encerrou com a mesma campanha apresentada quatro anos atrás: 4 medalhas
PERFIL DAS BRASILEIRAS
ANGÉLICA SEM MEDALHA
VEJA IMAGENS DA GRD
OURO NO BAMBOLÊ
SEM MEDALHA NA CORDA
"No começo, todos foram contra essa renovação, duvidavam da qualidade das meninas. Mas fomos evoluindo aos poucos. Às vezes, me parece que o esporte brasileiro só pode ser feito de mitos, que não existe renovação. Essa medalha de ouro prova que as coisas não são bem assim", reclama a treinadora Monika Queiroz.

Com o quinteto formado por Tayanne Mantovaneli, veterana das Olimpíadas de Atenas e do Pan de Santo Domingo, Nicole Muller, Marcela Menezes, Daniela Leite e Luisa Matsuo, o Brasil conquistou o ouro por equipes e nos dois aparelhos (três arcos e duas maças/cinco cordas). O país ainda conquistou um bronze, no individual, com Ana Paula Scheffer no arco.

"O resultado foi o melhor possível. Não podia ser diferente. Foram muitos anos de treino para chegar até aqui. Fizemos tudo o que planejamos e a avaliação é bem positiva", analisa Nicole Muller.

Em Santo Domingo, a melhor participação brasileira até o Rio, o Brasil fez uma campanha idêntica, com três ouros por equipe e um bronze individual, mas desta vez nas maças, com Tayanne Mantovanelli, que um ano depois migrou para o conjunto.

Exemplos de persistência

Atleta mais experiente da seleção, Tayanne chegou perto de abandonar o esporte. A atleta sofre com uma lesão crônica no joelho esquerdo e parou de treinar depois das Olimpíadas de Atenas-2004. Só voltou no ano passado.

"Achei que não ia voltar mais. Depois de 2004, eu andei parada e voltei de lesão só em 2006. Como já tinha passado pela experiência de Atenas no conjunto, senti que poderia ajudar. Foi a melhor coisa que fiz", diz a ginasta, de 20 anos, dona da primeira medalha individual da modalidade em Pan-Americanos, em Santo Domingo.

Outra história de persistência foi a da baiana Marcela Menezes. Com 21 anos, ela foi excluída da seleção do Pan de 2003, mas continuou batalhando até chegar à seleção. "Ela é a mais velha do grupo, mas nunca tinha chegado à seleção. Foi sempre reprovada, mas merecia uma chance", elogiou a técnica Monika.

"Esse ouro representa muitos anos de treinamento. Chegamos ao Pan com tranqüilidade e maturidade e conseguimos fazer exatamente o que treinamos. Agora, quero chegar às Olimpíadas. Mas esse já foi um passo muito grande", disse Marcela.