UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

29/07/2007 - 08h47

Brasil deve usar apenas três campeões no próximo torneio

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Depois da conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, o Brasil terá uma nova oportunidade de jogar em casa. Entre os dias 13 e 19 de agosto a seleção disputará, na cidade de Manaus, a Copa América. Mas o time deverá contar apenas com três jogadores que foram campeões pan-americanos.

O levantador Bruninho e os pontas Samuel e Murilo devem ser os únicos atletas do Pan a disputarem a Copa América pelo Brasil. Reservas na seleção, eles ganham uma nova chance no time. Os outros jogadores ficarão de folga.

Assim, o técnico Bernardinho vai ter uma oportunidade de observar novos talentos do voleibol brasileiro. A convocação para a Copa América não foi feita, mas alguns nomes estão quase certos, como o do líbero Alan, dos centrais Eder e Lucas, dos opostos Evandro e Leandro Vissoto e dos pontas Thiago Alves e Roberto Minuzzi.

Todos eles estavam inscritos para a Liga Mundial de 2007 e ajudaram o Brasil a se classificar para as finais, uma vez que a maioria dos titulares só entrou em quadra nos jogos decisivos.

O ponta Nalbert, que só não disputou o Pan porque sofreu uma contusão na Liga, também pode retornar à equipe.

"Vou conversar com ele para saber das possibilidades. Vamos conversar um novo assunto", disse o técnico Bernardinho.

Depois da Copa América, a seleção vai disputar em setembro o Sul-Americano, que serve como classificatório para a Copa do Mundo no Japão, em novembro. No Sul-Americano o Brasil ainda não deverá contar com time completo.

Já a Copa do Mundo é prioridade para a equipe no segundo semestre. Afinal, o torneio vai classificar os três primeiros colocados para os Jogos Olímpicos de Pequim, no ano que vem.

"O nosso objetivo agora é se classificar para a Copa do Mundo e conseguir a vaga para a Olimpíada ainda em 2007", disse Bernardinho.