UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

29/07/2007 - 16h04

Rufus é aprovado em seu primeiro teste antes da Olimpíada

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O cavalo Rufus, montado por Rodrigo Pessoa, foi aprovado em seu primeiro teste antes dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. No Pan do Rio de Janeiro, o conjunto conquistou duas medalhas nas provas de saltos do hipismo: ouro por equipes e prata no individual.

Campeão olímpico com Baloubet du Rouet, Pessoa precisou preparar às pressas Rufus para o Pan. A primeira opção do ginete para os Jogos era Oasis, mas o cavalo sofreu morreu no final de maio.

"O Rufus é um cavalo que eu monto desde janeiro. Hoje ele se apresentou da melhor forma possível. Ainda é um nível um pouco abaixo da Olimpíada, mas a previsão é boa. Acho que ele tem grande chance de ter um bom desempenho tendo em vista a evolução que teve desde janeiro", disse Pessoa.

Com 18 anos de idade e recuperando-se de uma contusão, Baloubet já foi descartado do projeto olímpico de Rodrigo Pessoa. "O treinamento para a Olimpíada não é fácil, e não faz sentido fazê-lo passar por isso", afirmou o cavaleiro.

Com Baloubet, Rodrigo Pessoa disputou dois Jogos Olímpicos. O cavalo ficou famoso em Sydney-2000, ao refugar duas vezes e tirar do ginete a chance de conquistar a medalha de ouro na última prova da Olimpíada.

A redenção de Pessoa e Baloubet aconteceu quatro anos depois, nos Jogos Olímpicos de Atenas, quando o conjunto conquistou a medalha de ouro no saltos.

Agora, Baloubet está próximo da aposentadoria. A montaria só deve disputar alguns concursos na Europa. Depois, vai se dedicar exclusivamente à reprodução.

"Se o Baloubet tivesse vindo aqui (ao Pan) seria uma sopa no mel. Infelizmente não pudemos trazê-lo. Jamais vai existir vai existir um outro cavalo igual ao Baloubet. Ele é que nem o Pelé, não vai ter outro igual, talvez só uma cópia", disse Nelson Pessoa, pai de Rodrigo e técnico da equipe brasileira de saltos.