UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

29/07/2007 - 14h07

Campeão olímpico, Pessoa fica com a prata nos saltos

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O cavaleiro Rodrigo Pessoa conquistou na tarde deste domingo a prata na disputa individual dos saltos do hipismo. O ouro foi para o Canadá, com Jill Henselwood. O também canadense Eric Lamaze levou o bronze.

EFE
Rodrigo Pessoa vibra após zerar o percurso final e ficar com a medalha de prata
VEJA FOTOS DA PROVA
VEJA COMO FOI A PROVA
Campeão olímpico da modalidade, Pessoa, que monta o cavalo Rufus, pagou pelo erro cometido na sexta-feira, quando derrubou um obstáculo em sua passagem pela pista.

Assim, Pessoa começou o último dia de disputa em quarto lugar. Ele zerou o percurso realizado de manhã e ganhou uma posição. Na última volta, entretanto, o brasileiro não conseguiu descontar a vantagem da canadense Jill Henselwood e teve que se contentar com a prata.

O ginete brasileiro fez a sua parte. Em uma apresentação que contou com silêncio absoluto da torcida, Pessoa passou sem faltas no percurso, ficando apenas com os 5,74 pontos perdidos nos dias anteriores.

O resultado deixou Pessoa na expectativa nas passagens dos dois últimos competidores, Henselwood e o também canadense Ian Millar. A torcida deu resultado na prova de Millar, que derrubou um obstáculo.

Mas a "secagem" em Henselwood não adiantou. A amazona canadense chegou a encostar em três obstáculos, mas não derrubou nenhum. Ela zerou o percurso e terminou o Pan em primeiro lugar, com apenas quatro pontos perdidos.

Pedro Veniss era o brasileiro com maior chance de medalha na prova. Ele iniciou o dia na liderança, com apenas 2,84 pontos perdidos. Mas o novato da delegação cometeu um erro logo na primeira passagem e caiu para o quinto lugar.

Na segunda passagem, Veniss por muito pouco não zerou o percurso. Ele derrubou o último obstáculo e encerrou a sua participação no Pan com 10,84 pontos perdidos, em quinto. Bernardo Alves foi o sexto colocado, e César Almeida o nono.

"Acho que faltou um pouco de experiência. O Pan foi a minha primeira competição internacional. O ouro por equipes e o quinto lugar no individual estão de bom tamanho", disse Veniss.

Com o resultado, o Brasil segue sem nunca ter vencido a disputa individual dos saltos no Pan. Por equipes, o time ganhou o ouro no Rio de Janeiro, recuperando a hegemonia perdida na última edição dos Jogos, em Santo Domingo-2003.

"A semana foi muito emocionante. A torcida foi muito boa", disse Pessoa, que mora na Bélgica e normalmente não compete no Brasil.