UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

29/07/2007 - 16h03

"Importantíssimo", Marquinhos não sabe se joga em Las Vegas

Giancarlo Giampietro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O ala Marquinhos ganhou a confiança do técnico Lula Ferreira com seu rendimento na campanha de ouro no Pan-Americano e deve ter assegurado uma vaga entre os 12 selecionáveis para o Pré-Olímpico de Las Vegas, em agosto. Mas ele ainda não sabe exatamente se estará à disposição.

"Tudo vai depender a discussão que eu tiver essa semana com minha equipe", disse o jogador do New Orleans Hornets. "Tive uma lesão [na canela esquerda] no torneio de verão, então talvez eles queiram me examinar."

As equipes da NBA são obrigadas a liberar seus atletas às seleções nacionais para torneios da Fiba - e o Pré-Olímpico se enquadra nesse caso. A confederação brasileira apenas precisa pagar um seguro para cada jogador para que o time dê sinal verde. O de Marquinhos já foi pago, mas os Hornets podem, nos bastidores, induzir o atleta a recusar a convocação, como o San Antonio Spurs fez com Manu Ginóbili este ano.

Ao ala disputou no Rio de Janeiro sua primeira competição com a seleção adulta. Terminou o campeonato com médias de 13,8 pontos, 5,4 rebotes, 2,0 assistências e 1,2 roubo de bola. Apesar dos números que comprovam sua versatilidade em quadra, Marquinhos disse que não pôde mostrar seu melhor basquete.

"Ainda fiquei devendo e não mostrei me jogo, que é de ir para cesta mais vezes. Tive de me encaixar na seleção, segurar um pouco mais a bola e trabalhá-la. Mas para a seleção isso foi ótimo", disse.

O técnico Lula Ferreira, no entanto, foi só elogios para o jogador. "O Marquinhos, mesmo sem estar nas melhores condições físicas, exibiu suas características que o tornam um jogador importantíssimo. Ele é decidido, personalizado e eclético no seu estilo e nos dá muitas variações táticas."

"O título tem uma importância muito grande para mim, já que foi meu primeiro torneio internacional pela seleção e por ser em cada", afirmou o ala carioca. "Infelizmente tive de deixar o grupo no meio da preparação [para jogar uma liga de verão nos Estados Unidos], mas consegui contribuir de alguma forma. O time treinou muito forte."