UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

29/07/2007 - 13h15

Final do Pan pode ser prévia para disputa de vaga olímpica

Giancarlo Giampietro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

A seleção brasileira conquistou o tricampeonato pan-americano, neste domingo, no Rio de Janeiro ao derrotar Porto Rico por 86 a 65. E essa pode não ser a primeira decisão entre as duas equipes no ano.

A equipe do técnico Lula Ferreira pode ter de lidar com o rival caribenho daqui a cerca de um mês, na briga por uma vaga em Pequim-2008 no Pré-Olímpico de Las Vegas.

"É um time forte, também de tradição. Eles trouxeram para cá muitos jovens valores, mas são jogadores que já estão acostumados a essas competições. À medida que eles acrescentarem no elenco seus principais jogadores, vai haver uma evolução", disse o técnico Lula Ferreira.

O armador Leandrinho, que não jogou o Pan, mas já está liberado para atuar no próximo campeonato e veio ao Rio para reforçar a torcida, se mostrou cauteloso para comentar as chances de seu time de ir à China justamente pelo 'fator Porto Rico'.

Com a Argentina desfalcada de seus principais nomes, o favoritismo aponta para a seleção, além dos norte-americanos. Mas o atleta do Phoenix Suns afirmou que o país não pode ser descartado. "A equipe vem com um trabalho forte, como está mostrando aqui no Rio e vai estar na briga. Será difícil, todos sabem."

Nos Estados Unidos, apenas as duas primeiras colocações darão a vaga para as Olimpíadas. O time norte-americano, com Jason Kidd, Kobe Bryant e outros astros, é o principal candidato.

Para o técnico porto-riquenho Manuel Cintron Vega, a seleção brasileira é a segunda mais forte. "Nós cremos que o Brasil é mais poderoso que nosso time, vamos ver se poderemos brigar em quadra. É um adversário que é bem rápido e estruturado."