UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

29/07/2007 - 13h03

Brasil arrasa Porto Rico e conquista o tri no basquete

Giancarlo Giampietro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

A seleção brasileira dessa vez foi consistente durante os 40 minutos, derrotou Porto Rico por 86 a 65 e conquistou o tricampeonato pan-americano, neste domingo, no Rio de Janeiro.

Flávio Florido/UOL
Valtinho tenta arremesso contra Porto Rico. Ele foi um dos destaques da campanha
VEJA FOTOS DA PARTIDA
A CAMPANHA BRASILEIRA
VEJA OS MELHORES LANCES
Depois de abrir largas vantagens nas duas partidas anteriores - a primeira delas contra o próprio time caribenho -, a equipe do técnico Lula Ferreira soube lidar com o jogo físico do adversário no segundo tempo para se manter com a liderança.

O time da casa abriu 32 a 17 ao final do primeiro quarto e não permitiu que se aproximasse por menos de 11 pontos até o fim. Os porto-riquenhos tentaram jogar duro no terceiro quarto, mas tiveram resposta à altura de uma equipe vibrante.

Essa foi a 13ª vitória seguida da seleção nos Jogos Pan-Americanos. A última derrota aconteceu no dia 1º de agosto de 1999, em Winnipeg. Tanto em Santo Domingo-2003 como no Rio, neste ano, a equipe teve campanhas invictas.

O time agora será reforçado por Leandrinho, Nenê e outros para lutar por uma vaga em Pequim-2008, no Pré-Olímpico de Las Vegas, em agosto. Apenas os dois primeiros colocados se classificam.

O jogo

Com quatro minutos rodados do primeiro quarto, a seleção já tinha liderava por 13 a 2, com desempenho mais intenso que os rivais caribenhos, mostrando empenho na defesa, limitando os rivais a um aproveitamento de apenas 38% nos arremessos, e no rebote.

Os caribenhos só acertaram seu ataque a partir da entrada de Joel Jones, que já havia sido fundamental para a reação no confronto da primeira fase. O ala mostrou novamente precisão nos arremessos de longa distância. Mas nesse ponto a equipe já estava bem atrás no marcador.

No ataque, o ala-armador Marcelinho Machado estava inspirado os arremessos de três pontos e ajudou a compensar as falhas nas investidas no garrafão. O Brasil converteu seis bolas de três na primeira metade (cinco de seu capitão) contra apenas uma de Porto Rico.

Machado também foi ajudado pelo ala Marquinhos, que terminou o torneio com a confiança para cima e muita regularidade, em sua primeira campanha com a seleção adulta. Os dois somaram 27 pontos no primeiro tempo, dos 50 da equipe. Porto Rico tinha 34.

Os porto-riquenhos ficaram no vestiário por apenas dez dos 15 minutos e voltaram para o terceiro período com agressividade. A marcação individual procurou perseguir os brasileiros contra todo corta-luz armado. A seleção estranhou essa pressão, e a vantagem caiu para 11 pontos com dois minutos jogados. Depois desses instantes, tensos, porém, os jogadores responderam à altura e voltaram a dominar a partida.

O quarto período foi praticamente de festa, com direito até a gritos de "olé" dos torcedores, que também se dedicaram a ofender o locutor Galvão Bueno, da "TV Globo". E os cantos de "é campeão" começaram a 2min48s do fim.