UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

29/07/2007 - 11h05

Uruguai derruba Argentina e conquista medalha inédita

Giancarlo Giampietro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O aguerrido time do Uruguai não desistiu em nenhum momento da partida e conquistou uma medalha inédita no basquete. A equipe derrotou a Argentina por 99 a 93, na prorrogação, e levou o bronze no Pan do Rio.

Reuters
Em uma vitória inacreditável, o Uruguai conquistou uma medalha inédita no Pan
VEJA FOTOS DA DISPUTA
PÁGINA DO BASQUETE
A equipe perdia por 17 pontos no primeiro tempo e por até oito pontos a menos de dois minutos do fim da partida, mas conseguiu o empate no tempo normal e a virada nos cinco minutos extras.

Este foi o terceiro pódio do país nos Jogos de 2007. As únicas medalhas uruguaias conquistadas no Rio até este domingo haviam saído na vela (prata na classe snipe com Pablo Defazio e Eduardo Medici) e no ciclismo (bronze com Milton Wynants na prova por pontos na pista).

Assim como na primeira fase, quando a Argentina venceu por 71 a 69, os dois arqui-rivais fizeram um confronto bem equilibrado, definido apenas nas últimas posses de bola, em duelo de lances livres - foram sete atletas excluídos com cinco faltas.

A 1s4 do estouro do cronômetro do quarto período, o pivô uruguaio Seabastian Izaguirre apanhou um rebote ofensivo e empatou a partida em 81 a 81. O armador Facundo Sucatzky ainda teve a chance de acabar com o jogo, mas errou um arremesso de média distância, livre, da 'zona morta'.

Na prorrogação, os uruguaios foram combativos e brecaram o ataque adversário em duas investidas no primeiro minuto e conseguiram leve

O time que perdeu a semifinal para Porto Rico por 89 a 80 começou ganhando por 15 a 14. O nervosismo do time celeste era evidente, e a volta para o segundo quarto foi o suficiente para que os argentinos conseguissem abrir uma larga vantagem sobre os adversários. O Uruguai marcou apenas oito pontos e terminou com 23, enquanto a Argentina deslanchou ao terminar com 40 pontos.

No terceiro quarto, porém, a equipe que foi superada pelo Brasil conseguiu mais pontos (32) do que havia feito nos dois primeiros e diminuiu a desvantagem que era de 17 pontos para apenas um. O placar terminou em 56 a 55.

O grande nome dos medalhistas de bronze foi uma surpresa, o armador Fernando Martinez, de 1,75 m, que somou 24 pontos - sua média no torneio, até então, era de apenas 2,5, tendo disputado duas das quatro partidas de sua seleção. Pelos adversários, o ala-pivô Diego Logrippo anotou 23 pontos.

Ainda neste domingo, às 11h, o Brasil enfrentará o time de Porto Rico pela disputa da medalha de ouro.