UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

29/07/2007 - 12h50

Maratonista nega ordem de saída e faz "campanha pró-Cuba"

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

Apesar da debandada às vésperas do encerramento dos Jogos Pan-Americanos, o cubano Norbert Gutierrez permaneceu na Vila para participar da maratona na manhã deste domingo, no Parque do Flamengo.

Fernanda Brambilla/UOL
O maratonista Norbert Gutierrez exibe foto em que ele aparece ao lado de Fidel Castro
MAIS IMAGENS DA MARATONA DO PAN
A chuva e o mau tempo tiraram de Gutierrez a chance de pódio, e ele abandonou a disputa nos cinco quilômetros finais da corrida. Mesmo assim, Gutierrez não perdeu a pose.

Gutierrez negou que a volta antecipada a Cuba teria sido motivada por uma ordem expressa do líder Raul Castro para conter uma possível deserção em massa na delegação. "Não, não, não teve nada disso", negou o cubano veementemente. "Não fiquei sabendo de nenhuma ordem. Minha saída já estava prevista para hoje, assim como a de muitos cubanos foi ontem."

Questionado se estava sozinho na Vila Pan-Americana, já que cerca de 240 atletas embarcaram de volta ao país já na madrugada de domingo, o cubano ficou visivelmente ofendido. "Vá à Vila conferir, tem ao menos 100 cubanos lá", protestou Gutierrez, que assegurou a presença cubana na festa de encerramento dos Jogos.

Após pedir a atenção dos jornalistas, o maratonista retirou dezenas de bandeirinhas de Cuba da mochila, e pasosu a distribui-las ao público, que esperava pelos brasileiros Franck Caldeira, medalhista de ouro, e Vanderlei Cordeiro de Lima, que também abandonou a prova ao sentir cãibras.

"Tenho muito orgulho de meu país, de ser cubano", disse Gutierrez. Com a imprensa no local, o cubano aproveitou para fazer também seu marketing pessoal. Desta vez, tirou fotocópias de uma foto sua em que é cumprimentado pelo líder Fidel Castro. "É o meu líder, vejam", exibiu Gutierrez, orgulhoso.