UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

29/07/2007 - 10h45

Com arrancada final, Franck Caldeira leva ouro na maratona

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

Em uma prova decidida nos últimos dois dos 42 quilômetros de percurso, o brasileiro Franck Caldeira conquistou a medalha de ouro na maratona masculina disputada neste domingo, último dia de competições dos Jogos Pan-Americanos ao terminar a prova em 2h14min03. A medalha de prata ficou com o guatemalteco Amado García, que liderou quase toda a prova, até ser surpreendido por Caldeira, em arrancada fulminante nos dois quilômetros finais, e finalizou a corrida em 2h14min27 O mexicano Franco Procópio levou o bronze, com o tempo de 2h15min18.

Folha Imagem
Já com a bandeira brasileira, Franck Caldeira chega para ganhar a maratona
AFP
Para ficar com a medalha de ouro, Franck Caldeira terminou a prova em 2h14min03
VEJA O PERFIL DE FRANCK CALDEIRA
LEIA MAIS SOBRE ATLETISMO NO PAN
ÁLBUM DE FOTOS DA MARATONA
VANDERLEI CORDEIRO ABANDONA
Aos 24 anos, Caldeira, que é o atual vencedor da corrida de São Silvestre, não era considerado um dos favoritos da prova. A principal aposta brasileira era o veterano Vanderlei Cordeiro, de 37 anos, medalha de bronze em Atenas-04, que tentava o tricampeonato, depois de dois ouros seguidos em Winnipeg-99 e Santo Domingo-03. Mas Cordeiro, que chegou a liderar na primeira metade do percurso, sentiu cãibras e abandonou a prova.

"Foi uma prova tática. O ritmo foi forte, diferentemente do que normalmente acontece, ainda mais no final, mas foi tudo perfeito. Nem a chuva atrapalhou, foi uma pancada rápida. A temperatura estava ideal", disse Caldeira, ainda ofegante. O vencedor cruzou a linha de chegada mancando. "É só uma bolha, coisa normal, de maratona", minimizou ele, com o pé esquerdo sangrando.

Caldeira admitiu que não sabia qual seria a estratégia de Cordeiro de Lima, e que temeu que ficasse sem fôlego até o fim, e fosse surpreendido pelo veterano. "Não sabia que o Vanderlei tinha abandonado. Ficava pensando se ele tinha alguma estratégia e ia vir com tudo no fim", disse Caldeira.

Foi na marca dos 10 quilômetros finais que Franck Caldeira passou à segunda posição. A 20 km/h, passou a perseguir o guatemalteco Amado Garcia, que ainda liderava com tranquilidade, a 130 m à sua frente. A quatro quilômetros do fim, Caldeira baixou a vantagem para 35 m.

Caldeira passou a maior parte do trajeto no segundo pelotão, atrás do guatemalteco Amado Garcia, que liderou desde os primeiros metros. Sob forte chuva, o brasileiro, que faz sua estréia no Pan, fez uma arrancada para assegurar o ouro para o país.

O próprio guatemalteco se surpreendeu com Caldeira. "Eu estava bem, corri sozinho a prova toda, e cheguei a pensar que se mantivesse meu ritmo, venceria. Mas então veio o Franck, do nada. Só pensei: 'Caramba!', mas ele me passou", brincou Garcia.

O trajeto, de 42.195 km, teve largada na praia do Pepino, em São Conrado, passando pela Avenida Niemeyer até o Leblon, onde os maratonistas seguiram pela orla de Copacabana e Leme, até o túnel para Botafogo, e depois ao Parque do Flamengo.

Após o primeiro trecho, na subida até o Leblon, os dois atletas mexicanos, Francisco Bautista e Procópio Franco, os guatemaltecos Alfredo Arevalo e Amado Garcia, e, um pouco atrás, o equatoriano Slvio Guerra formavam o primeiro pelotão. Os brasileiros Vanderlei Cordeiro de Lima e Frack Caldeira se mantiveram no segundo grupo, a cerca de 120 metros de distância.

Na entrada de Copacabana, os mexicanos tomaram a liderança do pelotão. Vanderlei passou à frente do segundo grupo. Franck tomou o terceiro posto do segundo grupo, atrás do norte-americano. Na orla, o veterano equatoriano Silvio Guerra e o venezuelano Jose Alejandro Semprum se alternaram na liderança, puxando o ritmo da prova.

Na passagem pelo Leme, onde os corredores rumaram ao túnel do Pasmado, em direção à praia de Botafogo, o mexicano Procópio Franco passou à frente do grupo. O segundo pelotão, com Vanderlei na ponta, diminuiu a vantagem para 90 metros aos primeiros colocados.

Na entrada do Parque do Flamengo, com 16 km percorridos, Vanderlei encostou no primeiro pelotão, e foi formado um único grupo. O brasileiro logo passou a figurar entre os líderes da prova, atrás da dupla da Guatemala. Já no Parque, local da chegada, Vanderlei passou a liderar a disputa pela primeira vez. O medalhista de bronze em Atenas-2004, no entanto, acabou abandonado a prova na sua parte final.

Do lado do brasileiro, o cubano Norbert Gutierrez ganhou destaque no primeiro pelotão. Gutierrez era dúvida para a prova, uma vez que a delegação cubana deixou a Vila Pan-Americana na noite do sábado, após ordens do líder do país, Raul Castro. Gutierrez, no entanto, permaneceu para a maratona.

Na altura do km 19, próximo ao aeroporto Santos Dumont, os guatemaltecos, liderados por Amado Garcia, dispararam, e obtiveram uma boa vantagem de 35 metros dos demais corredores. Correndo a 18 km/h, Garcia se consolidou como primeiro colocado depois dos 25 km. Franck Caldeira passou a liderar o segundo pelotão, quando deu início à perseguição.

A 10 km do fim, o guatemalteco Garcia aumentou o ritmo e, seguro, a 200 m à frente dos demais, apertou o passo, já na volta do percurso. Garcia só foi perder a liderança para Caldeira nos dois quilômetros finais, já no Parque do Flamengo, sob forte chuva.

O recorde mundial da prova pertence ao queniano Paul Tergat, que cravou 2h04min55 em Berlim, em 2003. O melhor índice pan-americano é de Jorge Gonzalez, de Porto Rico, que fez 2h12min43 no Pan de Caracas-1983.