UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

29/07/2007 - 20h21

Cubanos aparecem na festa e quebram imagem de debandada

Bruno Doro e Rodrigo Bertolotto
Enviados especiais do UOL
No Rio de Janeiro

Junto com os norte-americanos, um grupo de 50 atletas cubanos entraram no palco da festa de encerramento do Pan, neste domingo, no estádio do Maracanã. Havia a expectativa se eles participariam da cerimônia, afinal, foi adiantada a volta da delegação, com um vôo partindo lotado para Havana no sábado à noite.

Outro vôo estava programado para esta noite. O rumor de que a medida foi motivada por uma ameaça de deserção foi logo desmentida pelas autoridades esportivas do país caribenho. "É que está para passar um furação, e nós precisamos chegar antes dele", brincou o jogador de vôlei Pavel Pimienta.

A ausência do time cubano na cerimônia de premiação do Maracanãzinho caiu mal para o comitê organizador do Pan e seu presidente, Carlos Arthur Nuzman. "A melhor reação para o que eles fizeram foi a público", disse o dirigente brasileiro, em referência à vaia no ginásio, quando os brasileiros eram ouro no vôlei, enquanto o bronze era cubano.

Os cubanos viajariam em dois vôos no domingo e na segunda, mas adiantaram sua saída, afinal, só o maratonista do país competiria neste domingo. "Estamos com saudade de Cuba. Tem atleta aqui que competiu no primeiro dia do Pan e está a duas semanas sem fazer nada na Vila", tentou argumentar o saltador Yoandris Betanzos no hall do aeroporto do Galeão.

No Rio, houve quatro casos de deserções cubanas. Começou com o jogador de handebol Rafael Capote, ainda antes dos Jogos do Rio iniciarem. Ele migrou para São Paulo de táxi e se inscreveu em um clube do Grande ABC. Logo depois, desapareceu o técnico de ginástica Lázaro Ramírez.

As últimas deserções aconteceram no boxe, com os campeões mundiais Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara acertando contrato com empresário turco radicado na Alemanha, que já tinha acertado a deserção de três campeões da ilha no final de 2006.

Os cubanos no Maracanã se retiraram da festa pouco antes de seu final, por volta das 19h30, quando só aconteciam shows de música brasileira, enquanto atletas de outras delegações esperaram até o fim da celebração.