UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

28/07/2007 - 23h47

Pódio do vôlei tem homenagem a Ricardinho e ausência de Cuba

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O pódio do torneio masculino de vôlei dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro foi marcado pela ausência de Cuba, terceira colocada na disputa. Já o Brasil, campeão, fez uma homenagem ao levantador Ricardinho, cortado pelo técnico Bernardinho antes do Pan.

Os jogadores carregaram no pódio uma bandeira brasileira com os dizeres "Pequim 08", "17", "lembre-se do nosso pacto" e "você faz parte da nossa família", uma clara alusão a Ricardinho. O camisa 17 da seleção fez um pacto com o restante da equipe para que todos disputassem a Olimpíada de Pequim no ano que vem.

De acordo com o meio-de-rede Rodrigão, a idéia da homenagem partiu de Giba, principal amigo de Ricardinho no grupo. Todos os jogadores assinaram a bandeira.

"O Ricardo é um líder dentro desse grupo. Todo mundo queria que ele jogasse", disse o líbero Escadinha. "O Ricardinho faz parte desta família. Ele ainda está muito chateado, mas tem muita vontade de voltar", completou o meio-de-rede Gustavo.

Capitão do time no Pan-Americano, Giba reforçou o pedido, mandando um recado ao colega. "Ricardinho, você ainda faz parte desse grupo. Pequim vem aí. Você vai estar em casa ou aqui dando peixinho com a gente?", intimou o atacante, em entrevista ao canal Sportv .

O pódio não ficou órfão só de Ricardinho. A seleção cubana de vôlei, que venceu a Venezuela na disputa do terceiro lugar, antecipou a sua volta à ilha caribenha. O ato - que foi vaiado pela torcida no Maracanãzinho - teria sido motivado por uma suspeita de deserção em massa.

Os Estados Unidos, que ficaram com a prata, receberam aplausos do público, diferentemente do que aconteceu com atletas norte-americanos de outras modalidades.

Já o Brasil, que não ganhava o Pan desde os Jogos de Caracas-1983, foi ovacionado pela torcida. Os jogadores brincaram muito durante toda a cerimônia.

Nos bastidores, Bernardinho, com a filha Júlia no colo, tinha os olhos marejados enquanto via os jogadores subirem ao pódio para receber as medalhas douradas.

O governador do Rio, Sérgio Cabral, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador do Pan (Co-Rio), Carlos Arthur Nuzman, e o presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Ary Graça, entregaram as medalhas na cerimônia.