UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

28/07/2007 - 23h18

Bernardinho conquista 17º título no comando da seleção

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O título dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, conquistado pela seleção brasileira masculina de vôlei na noite deste sábado, no ginásio do Maracanãzinho, é o 17º do time sob o comando do técnico Bernardinho.

O treinador assumiu o comando da equipe em 2001 e o Brasil subiu ao pódio em todas as competições oficiais que disputou no período. Apenas em quatro oportunidades a seleção deixou escapar a medalha de ouro.

"A nossa missão é buscar a excelência, porque a perfeição não vamos conseguir nunca. Mas temos que ter uma superação permanente, um crescimento permanente", explica Bernardinho.

A série vitoriosa começou em 2001, com a conquista da Liga Mundial, torneio que o Brasil não vencia desde 1993. O time ganhou mais três títulos seguidos (Pré-Mundial, Sul-Americano e Copa América) antes do vice-campeonato na Copa dos Campeões.

Em 2002, a seleção teve outro vice, desta vez na Liga Mundial, perdendo a decisão para a Rússia no ginásio do Mineirinho. O troco veio no final do ano, com a vitória sobre os russos na decisão do Campeonato Mundial realizado na Argentina.

O sexto título do Brasil sob o comando de Bernardinho foi conseguido de forma dramática, com uma vitória por 31-29 no tie-break sobre a Sérvia e Montenegro na final da Liga Mundial de 2003.

Algumas semanas depois, entretanto, a seleção viveu o seu maior tropeço, nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo. Favorito absoluto, o Brasil perdeu para a Venezuela nas semifinais e teve que se contentar apenas com a medalha de bronze.

O fracasso serviu de lição para o Brasil, que conquistou cinco títulos seguidos, entre eles uma Olimpíada e duas Ligas Mundiais. A seqüência foi quebrada por um vice-campeonato em casa, na Copa América de 2005, caindo diante dos Estados Unidos em São Leopoldo.

Mas a seleção voltou à rotina de vitórias em 2006 com um título sul-americano, um da Copa dos Campeões, outro da Liga e o bicampeonato do Mundial. Em 2007, o Brasil venceu o único torneio que disputou antes do Pan, a Liga, que teve as finais jogadas na Polônia.

"A motivação vem quando a gente entra em cada treino e em cada jogo buscando a excelência, mas sem perder a alegria de jogar. Quando a gente entra na quadra e olha um no olho do outro é uma coisa que não dá para explicar", conta o ponteiro Giba.