UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

28/07/2007 - 09h24

Diante de seu rival mais difícil, Brasil tenta acabar com jejum

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira, o Brasil passou pelo seu adversário mais traumático. Agora, neste sábado, na final do torneio masculino de vôlei dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, a equipe vai enfrentar o seu adversário mais difícil. Para tentar quebrar o tabu de 24 anos sem título na competição, a seleção vai ter que passar pelos Estados Unidos, time que mais a venceu na "Era Bernardinho".

ALGOZES DE BERNARDINHO (SÓ JOGOS OFICIAIS)
EUA4
Polônia3
Cuba2
Itália2
Bulgária2
França1
Portugal1
Rússia1
Venezuela1
SeleçãoVitórias
A final do torneio de vôlei acontece às 22h deste sábado, no ginásio do Maracanãzinho. Para chegar à decisão, o Brasil precisou superar na semifinal a Venezuela, que propiciou ao grupo dirigido por Bernardinho a sua derrota mais traumática (no Pan de Santo Domingo). Já os Estados Unidos derrotaram Cuba.

Desde que Bernardinho assumiu o time, em 2001, a seleção norte-americana se tornou a maior algoz da equipe. Das 17 derrotas que a seleção brasileira sofreu em jogos oficiais desde que o treinador assumiu o comando técnico, em 2001, quatro foram para os Estados Unidos, sendo duas delas nas competições de elite do vôlei: o Mundial e os Jogos Olímpicos.

O primeiro tropeço diante dos norte-americanos aconteceu na Liga Mundial de 2001. Na fase inicial, jogando fora de casa, o Brasil perdeu por 3 sets a 2. Esta foi a primeira derrota de Bernardinho como técnico da equipe.

O Brasil voltou a perder para os Estados Unidos em 2002, na primeira fase do Campeonato Mundial, também por 3 a 2. O resultado mexeu com o time, que passou a jogar melhor e conquistou o título.

A terceira derrota brasileira para os norte-americanos aconteceu na última rodada da primeira fase da Olimpíada de Atenas, em 2004. Com a primeira colocação de seu grupo já assegurada, a seleção brasileira entrou em quadra desconcentrada e acabou caindo por 3 sets a 1.

Os Estados Unidos voltaram a vencer o Brasil em 2005, na decisão da Copa América. A partida, realizada no Rio Grande do Sul, encerrou uma maratona da seleção brasileira, que havia acabado de ganhar a Liga Mundial. Cansada, a equipe perdeu por 3 a 2 o jogo decisivo realizado em São Leopoldo.

No Rio de Janeiro, o técnico Bernardinho elogiou o time norte-americano, que chegou à final de maneira invicta. "O time do momento é os Estados Unidos, pelo que eu vi na estréia deles contra a Venezuela", disse.

Bernardinho já tem uma tática para evitar surpresas na decisão da noite deste sábado. "Temos que sacar e passar bem, para dificultar a vida do levantador norte-americano", afirmou o treinador, que busca o seu 17º título com a equipe brasileira.