UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

28/07/2007 - 01h19

Para Gustavo, vitória "desengasgou" semifinal de 2003

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Um dos poucos jogadores da seleção brasileira masculina de vôlei a falar abertamente de vingança contra a Venezuela, o meio-de-rede Gustavo finalmente pôde "desengasgar" um resultado que estava entalado na garganta. Nesta sexta-feira, ele foi o segundo maior pontuador do Brasil na vitória sobre os venezuelanos nas semifinais dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

"Acho que desengasgou. Mas isso só vai se concretizar se ganharmos o ouro amanhã (sábado)", disse o jogador, referindo-se à final contra os Estados Unidos marcada para começar às 22h no ginásio do Maracanãzinho.

Dos 12 jogadores brasileiros que competem no Pan do Rio, oito estavam na derrota para a Venezuela quatro anos atrás, nas semifinais dos Jogos de Santo Domingo. O resultado, considerado o maior trauma desta seleção, serviu de lição para que o Brasil conquistasse praticamente todos os títulos que disputou nos últimos anos.

"Não deixa de ser uma vitória. Agora vamos acabar com isso. Comprovamos que a seleção está um passo adiante de algumas equipes", afirmou o ponteiro Dante.

Na partida desta sexta-feira, a Venezuela só conseguiu assustar no primeiro set. A equipe chegou a ficar com 23 a 19 no marcador, mas levou a virada da seleção brasileira.

"No primeiro set estávamos ansiosos, achando que a gente poderia ganhar quando quisesse. Aí a ansiedade baixou, o nervosismo baixou, e conseguimos virar", disse o levantador Marcelinho.