UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

28/07/2007 - 00h24

Time elogia saque e busca melhora na defesa antes da final do vôlei

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Mal conseguiu a revanche contra a Venezuela na semifinal, o Brasil já passou a analisar a atuação do time e pensar na disputa do ouro. Neste sábado, o grupo do técnico Bernardinho vai enfrentar os Estados Unidos na final do torneio masculino de vôlei do Pan-Americano. A partida, no ginásio do Maracanãzinho, está marcada para as 22 horas.

Um ponto positivo: o saque. O que precisa de melhora: a defesa. No saque, o Brasil conseguiu marcar 12 pontos contra a Venezuela, que anotou três. O oposto André Nascimento foi um dos destaques no fundamento, com quatro acertos, mesmo número marcado pelo meio-de-rede Gustavo Endres.

"No saque o time foi bem, mas precisa melhorar no sistema defensivo. Não podemos permitir o que aconteceu hoje, quando deixamos a Venezuela abrir vantagem no primeiro set", avaliou o treinador Bernardinho.

A primeira parcial foi a mais complicada para a seleção brasileira, que passou um sufoco e só conseguiu fechar a seu favor (por 30 a 28), porque os venezuelanos erraram muito no saque e também pelo reforço do ponteiro Murilo, que entrou no final da parcial e marcou um ponto de bloqueio.

"É até bom que isso às vezes aconteça porque mostra que podemos buscar o jogo. É o momento que um olha na cara do outro e diz: 'vamos ter vergonha na cara e jogar'", disse o ponteiro Giba, capitão da seleção no Pan.

Para Dante, se o Brasil evoluir na defesa, o caminho até o ouro será mais fácil. "No saque nós fomos bem e no bloqueio também. Se conseguirmos uma melhora na defesa, podemos chegar ao título", ressaltou.