UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

28/07/2007 - 16h41

Brasileiros superam uruguaios e confirmam ouro na snipe

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

A medalha de ouro na classe snipe foi definida em uma disputa particular entre Brasil e Uruguai. E a dupla nacional, formada por Alexandre Paradeda e Pedro Tinoco, levou a melhor ao vencer a "Regata da Medalha", neste sábado, e terminar em primeiro nos Jogos Pan-Americanos.

Essa foi a terceira medalha de ouro do Brasil na vela. O país já havia garantido o primeiro lugar na prancha à vela, com Ricardo Winicki, e na classe J24. O Brasil encerra sua participação ainda com duas pratas (prancha à vela feminina e laser) e dois bronzes (laser radial e lightning).

Na regata deste sábado, Paradeda e Amaral fizeram exatamente o que necessitavam. Eles saíram do mar, na Baía da Guanabara, com a vitória, deixando o segundo lugar para os uruguaios Pablo Defazio e Eduardo Medici, que arrebataram a medalha de prata.

"Os uruguaios estavam andando muito bem. No ano passado, tiveram um ano maravilhoso e venceram o Hemisfério, que valia como o Mundial da classe. Mas nesse ano nós já tínhamos vencido", disse Paradeda.

Os brasileiros, que ganharam quatro das oito regatas em disputa, ficaram com 14 pontos perdidos, contra 18 dos uruguaios. O bronze foi para os mexicanos Jorge Xavier Murrieta e Andres Akle Carranza, que terminaram em quarto a regata decisiva e ficaram com 26 pontos.