UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

28/07/2007 - 16h30

Campeões mundiais, Bimba e Santa Cruz dão dois ouros ao Brasil

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O Brasil já tem duas medalhas de ouro na vela dos Jogos Pan-Americanos. Ricardo Winicki, o Bimba, chegou em segundo lugar na "Regata da Medalha" e conquistou o título da prancha à vela (RS:X), enquanto o barco nacional da categoria J24, liderado por Maurício Santa Cruz, também garantiu o primeiro lugar.

Bimba, campeão mundial no início deste mês em Cascais (Portugal), faturou o bicampeonato com sobra. Ele poderia ficar em segundo lugar, mas, ainda assim, foi beneficiado pelo desempenho ruim do mexicano David Terán, que era o seu maior "perseguidor".

Como terminou apenas em quinto lugar, o mexicano acabou ficando com a medalha de bronze, com 26 pontos. O beneficiado na história foi o argentino Mariano Reutemann, o terceiro colocado na regata, que terminou com 23. Com o resultado, Bimba foi a 16 pontos.

"Eu provei que com mais vento, sou o melhor do mundo. Sou bicampeão pan-americano, campeão do mundo, campeão da semana da Holanda. Ganhar em casa é um sentimento especial, com todo mundo vendo", diz o velejador.

Na classe J24, os brasileiros, capitaneados por Maurício Santa Cruz, não foram bem e terminaram apenas na quarta colocação. Mas mesmo com os oito pontos somados, eles seguiram na liderança e terminaram a competição com 18 pontos perdidos.

Com isso, o barco brasileiro, que também é composto por João Carlos Jordão, Alexandre Silva e Daniel Santiago, melhorou seu desempenho em relação ao Pan de Santo Domingo, em 2003, quando ficaram com a prata.

Na regata decisiva deste sábado, os brasileiros "marcaram" bem seus principais adversários. O barco argentino, capitaneado por Alejo Rigoni, terminou apenas em quinto lugar e parou com 21 pontos perdidos. O bronze foi para o veleiro canadense, de Rossi Milev, com 22 pontos.

"Foi um campeonato difícil. No primeiro dia achamos que não íamos nem competir, por causa da contusão do Peninha (João Carlos Jordão). Mas a cada dia a gente foi levando, se superando e chegar em uma final como essa, a um ponto do argentino e ganhar na linha de chegada, foi emocionante", disse Santa Cruz.