UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

28/07/2007 - 15h51

Americano bate Scheidt, mas agradece por velejar na despedida

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O norte-americano Andrew Campbell sai do Pan-Americano do Rio de Janeiro em êxtase. Muito mais do que a medalha de ouro, ele comemora uma chance única: velejar ao lado de Robert Scheidt na despedida da classe Laser, na qual é oito vezes campeão mundial.

"É um prazer muito grande estar competindo ao lado dele. Ele é um dos maiores do mundo e estou muito orgulhoso de estar aqui, na água, em sua última competição na classe Laser. Muito mais do que o resultado, a chance de participar desse momento é o que vale a pena", diz o velejador.

Aos 23 anos, Campbell está disputando seu primeiro Pan-Americano. Em 2002, ele foi campeão do Mundial da Juventude, também na Laser. "Estou me divertindo muito aqui no Rio de Janeiro. As condições são muito desafiadoras na baía e fico contente por ter ido tão bem. Só não esperava o frio".

Tão bem que Campbell dominou as regatas na Guanabara e liderou a Laser desde o início do Pan. Venceu três regatas, contra duas vitórias do brasileiro. Em vantagem no início da última regata, o norte-americano só precisou marcar Scheidt para ficar com o ouro.

Na regata da medalha, o brasileiro venceu, mas Campbell chegou em segundo, mantendo a liderança. Scheidt terminou o Pan com 19 pontos, contra 18 do norte-americano. O argentino Julio Alsogaray foi bronze, com 27 pontos.

"Paguei o preço por ter me dedicado à star. No começo do Pan, estava visivelmente fora de forma, só agora me sinto preparado para disputar o Pan-Americano, tanto que ganhei as últimas três regatas", comentou Scheidt. "Não tive nenhuma regata brilhante, mas, no final, mostrei que poderia vencer."

E Scheidt chegou perto do tetra pan-americano, já que, perto do fim, os resultados de que precisava estavam acontecendo. "Na última regata, estava dando tudo bem até 100 metros da chegada. Eu estava em primeiro e ele em quarto. Mas ele optou por uma rota diferente na reta final e acabou se dando bem, chegando em segundo."