UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

28/07/2007 - 15h53

Adriana Kostiw surpreende e conquista o bronze de última hora

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Adriana Kostiw foi a grande beneficiada pelo vento que entrou a partir de 14h30 na Baía de Guanabara. Na última regata, ela passou pelas favoritas e, com uma combinação de resultados improvável, conquistou a medalha de bronze na classe Laser Radial no Pan-Americano.

Ela começou a medal race, que vale em dobro e tem apenas cinco barcos competindo, em quinto lugar e precisava torcer para suas duas concorrentes pela medalha, a argentina Cecília Saroli e a canadense Lisa Rosso, ficarem, respectivamente, em quinto e quarto lugares.

"Deus existe, tudo o que tinha que acontecer aconteceu. Esse bronze vale o triplo de um ouro por causa disso", afirmou Adriana. "Na última regata, eu estava tão na frente que tive de esperar para comemorar."

Com a vitória, Adriana fecha o Pan com 32 pontos perdidos, o mesmo da argentina. O critério de desempate, porém, é o resultado na medal race. Lisa Ross terminou com 33 pontos. A norte-americana Paige Riley terminou com o ouro, com o segundo lugar na medal race, batendo a mexicana Tania Wolf, prata com os mesmos 25 pontos da vencedora.

A brasileira fica com a medalha após um início muito ruim. Nas três primeiras regatas, ela ficou em oitavo, sétimo e 11º lugares. "Eu não estava no barco nesses dois primeiros dias. A pressão de fazer pódio acabou pesando. Além disso, a gente treina o ano inteiro aqui e quando começa a competição, o vento faz tudo diferente".

Além disso, a experiência de disputar uma competição grande em um barco individual é nova. Ela disputou as Olimpíadas de Atenas-2004 na classe 470 feminina, mas como proeira de Fernanda Oliveira. "Lá, eu tinha com quem dividir. Aqui estou sozinha. É um aprendizado".