UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

28/07/2007 - 13h20

Desclassificado, Bernardo Arndt vai abandonar a classe

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Após ter negada a sua apelação contra a desclassificação do Pan-Americano, o paulista Bernardo Arndt anunciou que vai abandonar a classe Hobie Cat 16 ao voltar do Rio de Janeiro. Ao lado de Bruno Oliveira, ele já tinha garantido a medalha de ouro, mas acabou eliminado por uma irregularidade no barco.

"Eu estava bastante animado com a classe. Nosso desempenho aqui foi muito bom, tínhamos começado uma campanha para disputar o Mundial e estávamos muito otimistas em relação ao futuro. Mas não posso mais imaginar ver essa gente pela frente. O Hobie Cat acabou aqui para mim", diz o velejador.

Arndt foi eliminado por uma irregularidade na adriça, peça que liga a vela ao mastro de sua embarcação. "Estava na cara de todo mundo, mas esperaram eu garantir o título para protestar. Isso é anti-desportivo. Se tínhamos algo fora da regra, avisassem logo que percebessem. Mas eles guardaram isso e só fizeram quando já não tinham mais chance de vencer", reclamou o brasileiro.

Uma das alegações do brasileiro é que seu barco foi aprovado na medição e, por isso, sua eliminação seria culpa, na verdade, dos medidores. Segundo os representantes da medição, porém, "não há tempo hábil para se checar tudo e, por isso, os velejadores podem protestar".

Mesmo assim, a revolta de Arndt continua. "Tínhamos um acerto revolucionário no barco, por isso estávamos andando tão bem. Em 30 anos de vela nunca vi uma injustiça igual. Essa medalha vai fazer falta. Não sei como essas pessoas vão ter coragem de receber as medalhas que ganharem depois disso", atacou, após a confirmação de sua eliminação.

Bernardo é um dos velejadores mais experientes da equipe brasileira no Pan. Com 40 anos, ele disputou três Olimpíadas, ficando entre os dez primeiros em Atenas-2004. Em Pan-Americanos, foi ouro na classe 470 no Pan de Havana-1991. Ele velejava na Hobie Cat 16 desde 2000. Em Santo Domingo-2003, ele perdeu a medalha na última regata.