UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

28/07/2007 - 10h47

Brasileiros vencem favoritos e vão à semi do tiro com arco

Da Redação
Em São Paulo

O time brasileiro masculino de tiro com arco superou as expectativas e foi para a semifinal da disputa por equipes masculina do tiro com arco. Marcos Bortoloto, Fábio Emílio e Leonardo Lacerda conseguiram vencer, por 210 a 209, os adversários cubanos que contavam com Adrián Puentes, que além de ficar com a medalha de ouro na disputa individual, bateu o recorde pan-americano ao somar 115 pontos, e Juan Carlos Stevens, que ficou com a medalha de prata na disputa individual.

Mas não foi fácil. Nas duas primeiras séries de seis flechas, entre as quatro da competições, os cubanos abriram quatro pontos de vantagem. Na terceira série, os brasileiros conseguiram superar o desempenho cubano e além de tirar a diferença abriram dois pontos de vantagem. A decisão ficou para a última série, em que os cubanos conseguiram tirar apenas um ponto e acabaram fora da disputa.

O próximo adversário será a equipe dos Estados Unidos, que eliminaram os atletas argentinos. Caso vença, o Brasil disputará a medalha de ouro, uma medalha inédita para o Brasil em Jogos Pan-Americanos.

Já o time feminino, formado por Petra Ruocco, Fátima Rocha e Sarah Nikitin, teria pela frente o Canadá, um adversário teoricamente menos difícil. Isso porque, em um duelo individual entre Petra e a canadense Kateri Vrakking, a brasileira havia conseguido a vitória. Além disso, nenhuma das outras duas atletas havia passado às quartas-de-final do individual.

Porém o desfecho não foi como o esperado. As brasileiras perderam por 183 pontos a 200 para as canadenses e encerraram sua participação nos Jogos Pan-Americanos 2007.