UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

28/07/2007 - 08h51

Líder, Veniss conta com conselhos de Pessoa e Alves

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Pedro Veniss é o cavaleiro mais jovem da equipe brasileira de saltos, que nesta sexta-feira conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Ele também é o único do time sem experiência prévia na competição. Mas com conselhos dos veteranos Rodrigo Pessoa e Bernardo Alves, ele lidera a disputa individual do Pan.

Folha Imagem
Pedro Veniss está em primeiro na disputa individual e briga pelo ouro no domingo
"É sempre bom ouvir conselhos do Bernardo e do Rodrigo. Eles me deram muitos conselhos aqui", disse Veniss, de 24 anos.

O cavaleiro, que monta Un Blancs de Blanc, já realizou três percursos no Pan do Rio, e perdeu pontos apenas no primeiro. Nas duas vezes que entrou na pista nesta sexta-feira, o conjunto não cometeu uma única falta.

Assim, Veniss assumiu a liderança da disputa individual, com apenas 2,68 pontos perdidos. A canadense Jill Henselwood é a segunda colocada, com 4 pontos, seguida do compatriota Ian Millar, com 4,29 pontos. Rodrigo Pessoa, campeão olímpico na modalidade, aparece em quarto lugar, com 5,74 pontos.

"Os cavalos estão em uma forma muito boa. Não existe nada que possa prejudicar a gente no domingo. Vamos tentar fazer o melhor possível", disse Pessoa.

A final individual será disputada no domingo, no Complexo Esportivo de Deodoro, com a realização de mais dois percursos. Caso consiga manter a liderança, Veniss vai se tornar o primeiro brasileiro campeão no individual dos saltos do hipismo.

"Todos os cavalos mostraram que estão em forma. O importante é descansar neste sábado e se concentrar para domingo", dissse Veniss.

Nesta sexta, o ginete ajudou o time a ganhar a medalha de ouro por equipes. Morando há seis anos na Europa, Veniss não escondeu a emoção de ter conquistado um título em casa.

"O sentimento é maravilhoso. É um sonho realizado: depois de seis anos morando na Europa poder voltar ao Brasil e ganhar essa medalha perto da família", disse o cavaleiro campeão pan-americano.