UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

28/07/2007 - 12h28

Porto Rico vence e é o primeiro finalista do basquete masculino

Da Redação
Em São Paulo

A Argentina não teve chances contra a seleção de Porto Rico e foi derrotada na primeira semifinal do torneio masculino de basquete dos Jogos Pan-Americanos. Favoritos, os jogadores porto-riquenhos venceram o selecionado "C" da Argentina por 89 a 80 e se classificaram para a disputa da medalha de ouro.

AFP
Argentino Gabriel Mikulas tenta passar pelo rival Ricardo Sánchez, de Porto Rico
TABELA DO BASQUETE NO PAN
Já no primeiro quarto, a seleção porto-riquenha se mostrou superior e abriu 12 pontos de diferença para os adversários. Com o placar de 24 a 12, a os argentinos adotaram uma tática arriscada para tentar superar a diferença do placar. Os arremessos de três pontos se tornaram prioridade, enquanto o jogo de garrafão foi deixado de lado.

O resultado foi visível ao final do segundo quarto. Com um aproveitamento de três pontos abaixo de 30%, a Argentina só conseguiu marcar 16 pontos, enquanto Porto Rico somou mais 18 pontos ao seu placar, encerrando a metade do jogo em 42 a 28 e aumentando a vantagem e assegurando a vaga na final.

Na volta para o terceiro quarto, a estratégia argentina surtiu algum efeito e o time conseguiu diminuir a diferença para apenas oito pontos. Porém, os porto-riquenhos voltaram a se distanciar no placar, encerrando em 63 a 45.

A vitória foi trabalhosa para Porto Rico que, no minuto final do último quarto, viu a diferença cair para quatro pontos. Porto Rico conseguiu se segurar e terminou a partida como o primeiro finalista do basquete masculino.

Quinto lugar
No primeiro jogo deste sábado, o Panamá derrotou o Canadá por 68 a 67 e se classificou para a disputa de quinto lugar do torneio de basquete masculino dos Jogos Pan-Americanos.

A equipe disputará a quinta colocação contra o vencedor de Estados Unidos e Ilhas Virgens, às 13h30. Já o Canadá luta pelo sétimo lugar enfrentando o perdedor desta mesma partida, às 15h30.