UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

28/07/2007 - 19h16

Jadel Gregório confirma favoritismo e leva o ouro no salto triplo

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

O brasileiro Jadel Gregório confirmou seu favoritismo na disputa do salto triplo do Pan-Americano do Rio. O paranaense foi o único a superar os 17 metros na prova disputada neste sábado, no estádio do Engenhão. Ele conseguiu saltar acima dos 17 metros em todas as quatro tentativas e conquistou a medalha de ouro com a marca de 17,27 m.

EFE
Jadel Gregório conseguiu saltar acima dos 17 metros em todas as quatro tentativas...
EFE
... e comemorou ao conquistar a medalha de ouro com a marca de 17,27 m no Pan
PERFIL DOS ATLETAS
FOTOS DO ATLETISMO DESTE SÁBADO
MEDALHA DOS 800 M
BRASIL É TRICAMPEÃO!
O brasileiro, que é o segundo colocado do ranking mundial da prova, entretanto, admitiu que seu desempenho foi apenas suficiente para assegurar o ouro.

"Não foi um 'booom', mas foi uma boa prova", disse o brasileiro, tranqüilo, que ainda tentou justificar as baixas marcas dos competidores. "Não é que a prova tenha sido fácil, mas a chuva atrapalhou um pouquinho, e o pessoal também segurou um pouco. Vim para ganhar o ouro, e não para melhorar índice. O importante é que todo mundo foi, saltou, ninguém se machucou com a chuva. Os 'meninos' estão saltando bem, e eu também. Ficamos todos um pouco longe de nossas melhores marcas pessoais."

Apesar disso, Jadel não perdeu a chance de polemizar. "Não deu para melhorar os 17,90 m. Até o fim do ano, pode ser que eu consiga saltar 18 metros. Vamos ver. Estou muito perto."

Jadel atendeu a imprensa usando uma camiseta com uma homenageava em inglês à sua filha recém-nascida, Sahara, de quase dois meses de idade. É em inglês porque ela nasceu na Inglaterra", justificou o saltador.

Apesar da facilidade com que conquistou o ouro, Jadel conteve as expectativas para seu próximo grande desafio, o Mundial. "Favoritismo não existe no atletismo. Depois que os oito finalistas são definidos, qualquer um pode ter um dia melhor", contou Jadel, que saiu insatisfeito com seu atual desempenho.

"Minha corrida não está boa, não estou acertando essa desacelerada na marca do salto. Isso é uma coisa que preciso corrigir logo", comentou o saltador.

O outro brasileiro na prova, Jefferson Sabino, ficou em segundo lugar até a última rodada, quando foi ultrapassado por rivais cubanos e terminou na quarta posição.

A prata foi para o cubano Osniel Tosca, com 16,92 m, seguido de seu compatriota Yoandris Betanzos, com 16,90 m. Sabino teve 16,81 m como seu melhor salto e também seu melhor resultado nesta temporada.

Em Santo Domingo-2003, quando também figurava entre os favoritos, Jadel levou a prata, ao saltar 17,03 m. Ele terminou atrás de Betanzos, que alcançou 17,26 m.

No dia 20 de maio deste ano, Jadel quebrou o recorde sul-americano da prova, ao registrar 17,90 m no GP Brasil, em Belém (PA). Com isso, ele superou em um centímetro a marca registrada por João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, em 15 de outubro de 1975, no Pan-Americano da Cidade do México. Com o feito, Jadel quebrou a marca mais antiga do atletimo nacional.

Neste sábado, no Rio, Jadel chegou a 17,04 m já no primeiro salto, e registrou a marca que lhe rendeu o ouro na segunda tentativa. Com isso, pôde se dar ao luxo de abrir mão do terceiro salto.

No quarto, alcançou 17,15 m, também não quis fazer a quinta tentativa e, na sexta e última, já com a vitória assegurada, saltou para fazer a festa com a torcida, e chegou a 17,09 m.

Jefferson Sabino fez seu melhor salto na segunda tentativa e ficou em segundo lugar até Osniel e Yoandris chegarem às suas melhores marcas, na última chance.