UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

28/07/2007 - 17h53

Fábio Silva conquista segundo ouro para o Brasil no salto com vara

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

O brasileiro Fábio Gomes da Silva levou a medalha de ouro na disputa do salto com vara, neste sábado, no estádio João Havelange, o Engenhão. Ele assegurou o primeiro lugar no pódio com a marca de 5,40 m. O Brasil já tinha vencido a disputa feminina da prova, no segundo dia de competição do atletismo nos Jogos Pan-Americanos, com Fabiana Murer.

EFE
Fábio Gomes da Silva foi o único a superar os 5,40 m, na última das três tentativas...
EFE
... e comemorou a conquista da medalha de ouro, a segunda do Brasil na prova
PERFIL DE FÁBIO GOMES DA SILVA
BRASIL É TRICAMPEÃO NO 4X100 M
OURO E BRONZE EM PROVA INÉDITA
PRATA E BRONZE NOS 800 M
FOTOS DO ATLETISMO NESTE SÁBADO
PÁGINA ESPECIAL DA MODALIDADE
"Com o ouro da Fabiana, e agora o meu, acho que a modalidade vai ganhar mais estímulo, e vai crescer no país", comemorou Silva. "Isso me dá estímulo para treinar ainda mais, para tentar ficar entre os finalistas no Mundial."

Com o sarrafo a 5,30 m, apenas três competidores seguiam na prova. Além do brasileiro, o mexicano Giovanni Lanaro e o argentino German Chiaraviglio, que estava entre os favoritos ao ouro, assim como o brasileiro. Mas ele falhou nas tentativas de superar a marca, deixando a disputa pelo primeiro lugar para Fábio e Giovanni.

Os dois atletas falharam nas primeiras tentativas para superar os 5,40 m, mas o brasileiro conseguiu passar na terceira chance, jogando a responsabilidade para o rival. Mas o mexicano não conseguiu nem mesmo completar o salto e teve de se contentar com a prata. O argentino Chiaraviglio ficou com o bronze, com 5,20 m.

"Vim confiante para o ouro", admitiu o brasileiro. "Meu objetivo no Pan era bater 5,77 m, meu melhor índice, mas aí veio a chuva e tive que me segurar. A cola não pegava, a vara ficava escorregando da mão, e deu um pouco de medo de machucar. Daí, passei a pensar só em medalha, não em recorde."

Fábio, que começou a praticar o esporte aos 16 anos, em Campinas, foi alçado à condição de favorito ao quebrar o recorde sul-americano da prova no dia 7 de junho, em São Paulo, quando registrou 5,77 m, melhorando uma marca que já durava 21 anos. Ele superou em um centímetro o recorde que o também brasileiro Tomas Valdemar Hintnaus (que mora nos Estados Unidos) havia registrado em agosto de 1985, em uma competição na Suíça.

A disputa deste sábado no Pan foi realizada sob forte chuva, o que atrapalhou os atletas, já que a vara ficava mais escorregadia, e também a organização, que tinha dificuldades até para recolocar o sarrafo no lugar após cada salto.

Até os Jogos do Rio, o Brasil tinha três medalhas de bronze no salto com vara em Pans, as três conquistadas no masculino. A mais recente até então era a de Hintaus, conquistada em Caracas-1983, com um salto de 5,20 m.

Outro brasileiro na prova, João Souza foi eliminado logo na primeira rodada, ao zerar suas primeiras tentativas. "Não tenho sorte mesmo na chuva, não adianta", resignou-se Souza. "Quando acordei hoje e vi a chuva, já desanimei, porque sabia que pra mim seria muito difícil conseguir medalha."

Souza ainda elogiou o campeão. "Fábio está em uma ótima fase, fico muito feliz por ele, é um grande atleta", disse o brasileiro.

Bronze no dardo
O brasileiro Alexon Maximiano conquistou uma inesperada medalha de bronze no lançamento de dardo, ao obter 75,04 m. O ouro ficou com o cubano Guillermo Martinez, que marcou 77,66 m. O norte-americano Mike Hazle levou a prata, com 75,33 m.

"Sei que para todo mundo foi inesperado, porque o esporte é desconhecido ainda, mas vim preparado e sabia que tinha chance de pódio. Esse bronze vale muito", comemorou Maximiano.