UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

28/07/2007 - 14h22

Thiago Pereira será o porta-bandeira do Brasil no encerramento

Da Reuters
No Rio de Janeiro

O nadador Thiago Pereira, vencedor de oito medalhas no Pan-Americano do Rio, seis delas de ouro, será o encarregado de conduzir a bandeira do Brasil à frente da delegação do país na cerimônia de encerramento dos Jogos, domingo à noite, no Maracanã.

Reuters
Thiago Pereira encerrou sua participação no Pan com 6 ouros, 1 prata e 1 bronze
VEJA O PERFIL DE THIAGO PEREIRA
A escolha de Thiago foi anunciada neste sábado pelo Comitê Olímpico Brasileira (COB), e o nadador ocupará o posto que foi do maratonista medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima na abertura do Pan.

"Thiago Pereira é um dos principais destaques brasileiros no Rio-2007. Ele é um atleta símbolo e representa a nova e vitoriosa geração do esporte nacional, que está em permanente progresso", disse o chefe da missão brasileira, Marcus Vinícius Freira, em comunicado do COB.

Os seis títulos de Thiago no Parque Aquático Maria Lenk fazem dele o maior vencedor de uma edição do Pan em toda a história, quebrando o recorde do lendário nadador norte-americano Mark Spitz, que conquistou cinco ouros no Pan de Winnipeg-1967.

Thiago, que nasceu na cidade de Volta Redonda (RJ) mas treina em Minas Gerais, disse ter ficado surpreso com a escolha. "Queria muito um dia ser o porta-bandeira do Brasil, mas não esperava que essa escolha fosse agora. Foi uma ótima surpresa."