UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

27/07/2007 - 20h54

Barco brasileiro da hobie cat é desclassificado e perde ouro

Da Redação
Em São Paulo

O barco brasileiro em melhor situação na vela dos Jogos Pan-Americanos foi desclassificado. Por causa de um problema em um componente do veleiro que compete na classe hobie cat 16, Bernardo Arndt e Bruno Oliveira estão fora da disputa.

A dupla brasileira estava com o ouro assegurado mesmo antes da "Regata da Medalha", que acontece neste sábado, mas foi desqualificada após um protesto feito pelos seus concorrentes.

De acordo com a ação, uma peça no topo do mastro (adriça) estaria fora dos padrões da classe hobie cat. Mesmo assim, os brasileiros já entraram com um pedido de recurso e podem provocar uma reviravolta em um julgamento que acontece nesta sábado.

"Estão interpretando errado as regras e vamos tentar recuperar", afirmou Peter Dirk Seimsen, chefe da equipe de vela do Brasil no Pan do Rio. A alegação dos brasileiros é de que a peça está dentro da regra pan-americana e que, por isso, foi liberado após uma verificação antes da competição.

Antes desse problema, os brasileiros estavam com 11 pontos perdidos, nove de vantagem para os guatemaltecos Juan Ignacio Maegli e Cristina Guirola. Dessa forma, poderiam chegar até em quinto e último lugar na "Medal Race" que garantiriam o ouro.

Caso a desclassificação seja confirmada, os guatemaltecos assumem a liderança, com 15 pontos perdidos, ficando com dois de vantagem para os venezuelanos Gonzalo Cendra e Yamil Saba.