UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

27/07/2007 - 18h16

Brasil chega ao último dia da vela com chance de seis ouros

Da Redação
Em São Paulo

O Brasil lutará diretamente pela conquista de seis ouros no último dia da vela nos Jogos Pan-Americanos. O país entrará na "Regata da Medalha", no sábado, com três barcos na liderança (snipe, J24 e RS:X masculino) e na segunda posição em outras três classes (laser, lightning e RS:X feminino).

A primeira chance de ouro do país foi desperdiçada após a desclassificação do barco da classe hobie cat, de Bernardo Arndt e Bruno Oliveira. Por causa de um problema em um dos componentes do veleiro, eles foram eliminados, mesmo com o ouro já assegurado, já que tinham boa vantagem sobre os vice-líderes na "Regata da Medalha".

Moacyr Lopes Jr./FI
Scheidt sofreu com a falta de vento e agora não depende mais de si para ganhar o tetra
Por falta de vento, as regatas que estavam marcadas para esta sexta-feira foram canceladas, o que deixou a decisão para "Regata da Medalha" de sábado. Entre os brasileiros prejudicados está Robert Scheidt. Tricampeão pan-americano na classe laser (Mar del Plata-95, Winnipeg-99 e Santo Domingo-2003), ele não depende mais de seus esforços para conquistar o tetra. Scheidt chega na "Regata da Medalha" com três pontos de desvantagem para o norte-americano Andrew Campbell (14 a 17). Como a última prova da competição conta ponto dobrado, o brasileiro terá de ganhar e torcer para seu maior rival não chegar em segundo lugar.
LEIA MAIS SOBRE A REGATA
HOBIE CAT BRASILEIRO ESTÁ FORA
VENEZUELANO É OURO NA SUNFISH
CONFIRA A PÁGINA DE VELA NO PAN
O Brasil tem amplo favoritismo em duas classes. Na prancha à vela masculina (RS:X), Ricardo Winicki, o Bimba, depende apenas de um segundo lugar para faturar o bicampeonato.

Campeão mundial no início deste mês em Cascais (Portugal), Bimba, que começou a competição com muita instabilidade, tem 12 pontos perdidos e quatro de vantagem para o mexicano David Terán. O terceiro lugar é do argentino Mariano Reutemann, com 17.

Na snipe, o Brasil também depende apenas de um segundo lugar para ser campeão. Alexandre Paradeda e Pedro Amaral têm 12 pontos perdidos e dois de vantagem sobre os uruguaios Pablo Defazio e Eduardo Medici. Mesmo terminando empatados, os brasileiros ganharam mais regatas.

Outro barco do Brasil na ponta é na classe J24. O veleiro capitaneado por Maurício Santa Cruz tem apenas um ponto de frente para o barco argentino, comandado por Alejo Rigoni. Por isso, os brasileiros precisam ganhar a "Regata da Medalha" para conquistar o título.

Nas demais classes, o Brasil só depende de si na lightning. O trio liderado por Cláudio Biekarck está apenas um ponto atrás do barco chileno e, com isso, precisa de uma vitória -que aconteceu nas duas últimas regatas- no sábado.

Em outras duas classes, o Brasil tem situação mais complicada. Na laser, Robert Scheidt tem de ganhar e torcer para o norte-americano Andrew Campbell não vir logo atrás. Quem vive o mesmo panorama é Patrícia Castro na prancha à vela feminina.

Ela tem de ganhar a última regata e torcer para a canadense Dominique Vallée não chegar em segundo. O Brasil ainda luta pelo pódio na laser radial. Adriana Kostiw pode conseguir bronze, mas precisa ganhar a "Medal Race" e torcer para a argentina Cecilia Saroli ficar em quinto e para a canadense Lisa Ross terminar em quarto.

O Brasil só ficou fora da "Medal Race" na classe sunfish. Bernardo Lowbeer acabou na sétima colocação em uma categoria que já tem medalha de ouro definida para o venezuelano Eduardo Cordero. As outras duas posições do pódio estão entre o peruano Alexander Zimmermann e o norte-americano Paul Foerster.