UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

27/07/2007 - 17h31

Regatas são canceladas, e Scheidt não depende mais de si

Da Redação
Em São Paulo

As condições climáticas na Baía da Guanabara continuam sem ajudar os brasileiros da vela nos Jogos Pan-Americanos. Por falta de vento, as regatas que estavam marcadas para esta sexta-feira foram canceladas, o que deixou a decisão para "Regata da Medalha" de sábado.

Entre os brasileiros prejudicados está Robert Scheidt. Tricampeão pan-americano na classe laser (Mar del Plata-95, Winnipeg-99 e Santo Domingo-2003), ele não depende mais de seus esforços para conquistar o tetra.

Scheidt chega na "Regata da Medalha" com três pontos de desvantagem para o norte-americano Andrew Campbell (14 a 17). Como a última prova da competição conta ponto dobrado, o brasileiro terá de ganhar e torcer para seu maior rival não chegar em segundo lugar.

"Foi mais um dia perdido, infelizmente. A situação ficou apertada, mas ainda dá. Se a diferença fosse de dois pontos, levava o ouro quem chegasse na frente. Como são três pontos, preciso chegar na frente do Campbell e ainda colocar um barco entre a gente", comentou.

"Serão apenas duas voltas e, aproximadamente, 25 minutos. Acredito que o Campbell faça um pouco de match race comigo, mas ele não pode bobear. Afinal, o Alsogaray ainda está na briga pelo ouro.", complementou Scheidt, que também precisa chegar à frente do argentino para não ser ultrapassado na classificação.

Desde o início da competição, Scheidt não vem tendo sucesso. Ele, que ganhou todas as regatas no Pan da República Dominicana, ficou três dias em "jejum" e só conseguiu seus melhores resultados na quinta-feira, quando venceu duas das três disputadas e assumiu a vice-liderança.

Essa é a última competição que Scheidt disputa na classe Laser. Desde 2005, ele vem se dedicando à classe star e já conseguiu bons resultados. Ao lado de seu parceiro Bruno Prada, se sagrou campeão Mundial no início deste mês, em Cascais (Portugal).

Ao abandonar a categoria, Scheidt deixa para trás um histórico vitorioso. Além do tri pan-americano, ele também tem entre suas principais conquistas oito títulos mundiais e o bicampeonato olímpico (Atlanta-1996 e Atenas-2004). Ele também foi prata em Sydney-2000.

Outros dois barcos brasileiros tiveram ascensão freada pela falta de vento. Na prancha à vela feminino, Patrícia Castro continua na vice-liderança, mas tem três pontos de desvantagem para a canadense Dominique Vallée.

Na "Medal Race", ela precisa sair vitoriosa e torcer para a canadense chegar, pelo menos, em terceiro lugar. Na classe lightning, o trio capitaneado por Claudio Biekarck tem 13 pontos perdidos contra 12 do veleiro chileno. Por isso, os brasileiros só precisam de vitória na "Medal Race" para arrebatar o ouro.