UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

27/07/2007 - 15h24

Brasil supera problemas na preparação e recupera título por equipes

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Depois de ter fracassado nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003, a equipe brasileira de saltos reconquistou a hegemonia nos Pan. Nesta sexta-feira, no Complexo Esportivo de Deodoro, o time formado por Rodrigo Pessoa, Bernardo Alves, César Almeida e Pedro Veniss conquistou a primeira medalha de ouro do hipismo no Rio de Janeiro e a vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. O Canadá ficou com a prata e os Estados Unidos, com o bronze.

Folha Imagem
César Almeida decretou a vitória brasileira ao zerar seu percurso na final por equipes
Folha Imagem
Atual campeão olímpico, Rodrigo Pessoa ainda briga pelo ouro no individual
VEJA FOTOS DA PROVA
VEJA COMO FOI A PROVA
O Brasil terminou a disputa com apenas 9,67 pontos perdidos, contra 14,72 do Canadá e 27,20 dos Estados Unidos. Na briga pela medalha individual, Pedro Veniss lidera a lista, tendo perdido apenas 2,84 pontos. Rodrigo Pessoa, com 5,74 pontos perdidos, é o quarto colocado.

A formação da equipe campeã foi marcada por muita confusão, com direito até a briga na Justiça. O motivo foi o critério rigoroso usado na seletiva, que acabou classificando apenas um atleta: César Almeida. Os outros três integrantes do time foram escolhidos pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).

Este é o quinto título por equipes do Brasil nos Jogos Pan-Americanos. A seleção ganhou a disputa em Winnipeg-1967, Havana-1991, Mar del Plata-1995 e Winnipeg-1999. Em Santo Domingo, o time ficou apenas com a terceira colocação.

Após a disputa da manhã, o Brasil começou a final dos saltos com 5,67 pontos perdidos, contra 6,72 do Canadá e 19,20 dos Estados Unidos.

"Os quatro conjuntos se apresentaram muito bem. O nosso maior adversário era o Canadá, mas conseguimos ficar perto deles o tempo todo hoje", disse Pessoa, que conquistou um dos seus primeiros títulos internacionais no Brasil. "Eu tenho pouca oportunidade de competir aqui. Participar de uma competição como esta na frente da nossa torcida é muito especial", disse.

O primeiro brasileiro a entrar na pista foi Bernardo Alves, com o cavalo Chupa Chup 2. Assim como havia acontecido no percurso da manhã, Alves sofreu uma penalização de quatro pontos. O motivo foi ter derrubado um obstáculo na entrada do triplo.

O resto da apresentação foi perfeita, e Alves manteve a liderança do Brasil conquistada pela manhã, uma vez que o primeiro canadense, Mac Cone, teve oito pontos perdidos.

Jill Henselwood (CAN), que liderava a disputa individual, perdeu quatro pontos em sua passagem ao derrubar o penúltimo obstáculo. A torcida brasileira aplaudiu a falha, a primeira da amazona canadense neste Pan (ela zerou os dois percursos anteriores).

A vantagem brasileira ficou ainda maior em seguida, com a passagem de Pedro Veniss, com o cavalo Um Blancs de Blanc, que zerou o percurso e assumiu a liderança da disputa individual.

Eric Lamaze deixou o Canadá ainda na disputa ao passar sem perder pontos. Mas César Almeida também zerou o percurso e garantiu o título para o Brasil, mesmo antes da passagem de Rodrigo Pessoa.

"Eu entrei sabendo que meu zero garantiria medalha. Mas fiquei tranqüilo, não fiquei pensando muito nisso. Meu cavalo mostrou na pista a capacidade dele", disse Almeida, que monta Singular Joter II.

Na última apresentação do dia, com o cavalo Rufus, Rodrigo Pessoa não repetiu o bom desempenho da manhã e perdeu quatro pontos. Mesmo assim, mantém a chance de título no individual.