UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

27/07/2007 - 11h38

Brasil goleia Costa Rica por 8 a 1 e está na final do futsal

Giancarlo Giampietro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O ala Vinícius resolveu a partida em oito minutos, e a seleção brasileira bateu Costa Rica por 8 a 1 nesta sexta-feira, e assegurou sua vaga na final do futsal do Pan.

AFP
Vinícius foi o grande nome da goleada contra a Costa Rica, marcou quatro gols e...
AFP
...divide a artilharia do Pan-Americano com Falcão, que fez dois gols nesta sexta-feira.
VINÍCIUS E FALCÃO NA ARTILHARIA
FALCÃO SONHA COM GOL Nº 200
PÁGINA DO FUTSAL DO PAN
VEJA OS GOLS DA PARTIDA
VEJA IMAGENS DA PARTIDA
Aos 12min39s de jogo, o capitão da equipe marcou seu terceiro gol e o terceiro da equipe em feito que garantiu um jogo tranqüilo nos outros 32 minutos de ação. Ele ainda marcaria mais um no segundo tempo.

A facilidade encontrada pelos brasileiros foi coerente com os últimos dois confrontos entre as equipes. Em amistosos neste ano, o Brasil já havia vencido por 9 a 1 e 6 a 0.

A seleção, que marcou 22 gols e sofreu apenas dois em quatro rodadas, agora pega a Argentina para ver quem fica com o ouro inédito do torneio.

O jogo
O primeiro gol de Vinícius saiu com cerca de um minuto e meio de bola rolando. Ele aproveitou bom passe de Falcão da direita, recebeu pelo meio da quadra em progressão e ficou de frente com o goleiro Randall Rey, que não teve chance nenhuma diante de sua finalização rasteira.

Demorou apenas mais três minutos para sair o segundo e mais bonito gol da partida. O capitão da seleção aproveitou nova assistência de Falcão - que, antes do passe, olhou para um lado e tocou para o outro - e marcou de "chaleira", por baixo das pernas de Rey.

Após três minutos, novamente, Vinícius ficou livre pelo centro. Marquinho tocou rápido e o jogador chutou rasante para 'definir' o duelo.

Depois do 3 a 0, o técnico PC se sentiu confortável para fazer a primeira leva de substituições. Sua equipe passou a tocar a bola com paciência, contente com o resultado. E a Costa Rica não abriu mão de sua postura recuada, mesmo em tamanha desvantagem.

A torcida só foi se levantar mesmo a 20 segundos do fim, quando Falcão fez das suas. Na ala direita, ele driblou dois costarriquenhos, girando de um lado para o outro. Para completar, tentou dar uma "carretilha" em direção ao gol, mas a jogada foi interceptada.

O início de segundo tempo também foi fulminante para o Brasil. Com menos de dois minutos de jogo, Valdin serviu Ciço à esquerda, e o fixo tocou com categoria para a rede. O sexto gol saiu a 13 minutos do fim, com Falcão.

O sétimo foi do pivô Betão, o seu primeiro no torneio. E o oitavo ficou por conta de Simi, em um golaço do meio da quadra, encobrindo o goleiro.

O "gol de honra" da Costa Rica saiu a um minuto do fim, com o capitão Júlio Mendez.

Esta foi a segunda maior goleada da seleção e do torneio. Na primeira fase, o time havia derrotado Cuba por 8 a 0.