UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

27/07/2007 - 17h05

Equador bate Jamaica e fica com o ouro do futebol

Da Redação
Em São Paulo

Jamaica e Equador jamais obtiveram medalhas no torneio masculino de futebol em Jogos Pan-Americanos. A primeira conquista aconteceu nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, e os sul-americanos, responsáveis pela eliminação da seleção brasileira sub-17 ainda na fase de grupos da competição, levaram a melhor com uma vitória de virada por 2 a 1.

E
EFE
Jefferson Montero marcou o primeiro gol
do Equador na vitória que garantiu o ouro
MÉXICO FICA COM O BRONZE
VEJA FOTOS DAS PARTIDAS
m um Maracanã que nem de longe tinha o público que acompanhou a vitória das brasileiras sobre as norte-americanas na final feminina, os jamaicanos estiveram à frente no placar durante a maior parte do tempo. A equipe fez seu gol logo aos 4 minutos do primeiro tempo, quando Eric Vernon recebeu bom passe da esquerda e se adiantou ao goleiro Kerr para fazer 1 a 0.

Quando tudo parecia garantir a vitória da Jamaica, os equatorianos insistiram e conseguiram empatar. O primeiro gol saiu apenas aos 33 minutos da etapa final. Zura chutou da entrada da área, a defesa jamaicana rebateu mal e a bola sobrou para Jefferson Montero, que não desperdiçou.

Mas se o gol do empate demorou muito tempo para acontecer, a virada veio logo. Aos 38 minutos, Wilson Folleco foi derrubado por Dwayne Smith fora da área jamaicana, mas o árbitro brasileiro Paulo César de Oliveira assinalou pênalti. O capitão Zura foi para a cobrança e converteu, dando números finais ao confronto.

Foi a quarta medalha de ouro do Equador nos Jogos do Rio e a terceira prata da Jamaica.

A medalha de bronze, tal como em Santo Domingo, ficou com o México, que em jogo preliminar no Maracanã derrotou a Bolívia por 1 a 0.