UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

27/07/2007 - 13h53

Com 11 medalhas e 1º ouro no Pan, Cuattrin afasta aposentadoria

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Aposentadoria? Sebastian Cuattrin, 34 anos e hoje dono de 11 medalhas em Pan-Americanos não pensa nisso. "Todo mundo quer me aposentar. Mas eu amo remar. Passei metade da minha vida na canoa e vou continuar fazendo isso".

A declaração de amor pelo esporte veio depois de sua principal conquista. Após cinco participações em Jogos Pan-Americanos, ele finalmente venceu seu primeiro ouro. Ao lado de Guto Campos, Edson Silva e Roberto Maehler, chegou em primeiro na final do K-4 1000 m, nesta sexta-feira, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

Ao subir pela primeira vez no lugar mais alto do pódio, cantou o hino nacional e bateu no peito. "Foi um desabafo e um pouco de orgulho." Nascido em Rosário, na Argentina, ele sempre carregou o estigma de ser argentino naturalizado.

"Eu não preciso mais provar que sou brasileiro. As pessoas me vêem como brasileiro. Bati no peito porque todo mundo lembra dessa coisa de ser argentino. Mas eu amo o Brasil. Quando escolhi a cidadania brasileira, já me sentia brasileiro. Azar da Argentina, que hoje ficou atrás de nós", afirmou.

Quanto à aposentadoria, Cuattrin preferiu deixar nas mãos do treinador. "Estou brigando por uma vaga em Atenas como todo mundo aqui. Se o treinador achar que eu ajudo a equipe, sigo remando. Se para o próximo Pan eu seguir sendo útil, vou participar também. E se não me quiserem mais na água, vou buscar uma maneira diferente de ajudar".

Os companheiros de Cuattrin aproveitam para brincar com o veterano. "Agora que ele já tem o ouro, pode se aposentar contente", disse Edson Silva.