UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

27/07/2007 - 18h11

Inspirada pela prata do marido, Juliana Santos vence os 1.500 m

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

Poucos minutos depois da conquista da medalha de prata de seu marido, Marílson dos Santos, Juliana Santos venceu com facilidade os 1.500 m feminino e levou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, nesta sexta-feira no estádio João Havelange, o Engenhão.

EFE
A atleta Juliana Gomes dos Santos verifica desempenho das rivais para dar arrancada
Crédito
... abrir distância no final e levar o ouro nos 1.500 m, pouco depois da prata de Marílson
PERFIL DE JULIANA DOS SANTOS
IMAGENS DA FINAL DOS 1.500 M
FOTOS DO ATLETISMO NESTA SEXTA
MARÍLSON É PRATA NOS 10.000 M
KEILA FICA EM SEGUNDO NO TRIPLO
ANSELMO MAIS RÁPIDO NA SEMI
CONHEÇA AS PROVAS DO ATLETISMO
PÁGINA ESPECIAL DA MODALIDADE
A brasileira cravou 4min13s36, e passou a linha de chegada quase dois segundos à frente da segunda colocada, a norte-americana Mary Jane Harrelson, que obteve 4min15s24. Em terceiro, a colombiana Rosibel Garcia Mena completou o pódio com 4min15s78.

"É maravilhoso estar aqui hoje. Essa medalha é do Marílson também. Ele tem sido fundamental para mim; me passou confiança, determinação. É ele que controla a minha parte emocional. Depois de ver a prova dele, como ele perdeu por tão pouco o ouro depois de batalhar o tempo todo, entrei pensando que não podia sair da pista sem o ouro, por nós dois", disse Luciana, muito emocionada.

"Entrei para dar 110% de mim. Treinei e me dediquei muito para conquistar isso. Estrear no Pan com a medalha de ouro é maravilhoso", repetiu a atleta, que recebeu instrução especial antes da prova de seu técnico, Adauto Domingues.

"Ele me disse antes de eu entrar: 'Juliana, o Marílson perdeu no sprint. Quero ver o seu sprint no final, pensa nele nessa reta'", contou Juliana. "Não deu outra."

Marílson comemorou muito a medalha de ouro da esposa, que considerou mais importante do que a sua própria vitória. "Pedi a Deus para que, se pudéssemos ganhar uma medalha de ouro, fosse para ela", disse o medalhista de prata nos 10.000 m e bronze nos 5.000 m.

Quando ficou sabendo da reação do marido, Juliana não conteve as lágrimas. "Marílson é muito humilde, muito modesto, é bem a cara dele dizer isso. Essa medalha é nossa", vibrou a campeã, que correu os metros finais dos 1.500 m com um amplo sorriso.

Juliana havia disputado também os 800 m, no último dia 23, mas ela acabou em décimo lugar na prova, fora da final.