UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

27/07/2007 - 18h27

Pan do Rio assiste surpreendente ausência de casos de doping

Das agências internacionais
No Rio de Janeiro (RJ)

Poucos dias antes do final da competição, os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro estão próximos de uma marca surpreendente em termos de exame antidoping. Até o momento, nenhum caso foi confirmado na competição, que termina neste domingo.

"Estamos certamente surpreendidos. Se trata de um feito inédito e formidável para a história do esporte, mas ao mesmo tempo isso nos preocupa e nos faz perguntar se estamos fazendo algo equivocado nas análises",comentou Eduardo Henrique de Rose, presidente da Comissão Médica da Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana).

Apesar de nenhum atleta ser pego nas amostras obtidas durante a competição, o Brasil chegou a perder uma atleta por acusação de doping. A jogadora de vôlei Jaqueline testou positivo em teste realizado antes do Pan do Rio, logo após partida disputada pela Liga Italiana de vôlei e foi desligada da delegação que ganhou a medalha de prata no torneio de vôlei.

Até o final de quinta-feira, 791 amostras recolhidas durante a competição e mais 203 pertencentes à exames surpresa efetuados na Vila Pan-Americana foram levados para análise. Outras 130 ainda passariam pelos testes nesta sexta-feira.

"Estamos fazendo um monitoramento exaustivo de uma das modalidades e o resultado é ótimo. Cientificamente estamos olhando com lupa todos as etapas do exame, desde o controle de qualidade das máquinas até os responsáveis pela custódia das amostras", analisou de Rose.

As modalidades que serviram como classificação para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, foram tratadas como prioridade para a Odepa, mas todas as 34 modalidades presentes na competição foram alvo de intenso cuidado.