UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

26/07/2007 - 17h53

Campeões mundiais lideram, mas problemas físicos de Jordão seguem

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Campeões mundiais da J24, Maurício Santa Cruz, João Carlos Jordão e Daniel Santiago voltaram à liderança da classe no Pan-Americano. Os problemas físicos de Jordão, porém, seguem prejudicando o time.

Moacyr Lopes Jr./FI
João Carlos Jordão (ao centro) está usando um colar cervical desde as primeiras regatas
PÁGINA ESPECIAL DE VELA
Com uma inflamação no nervo ciático, Jordão está velejando com um colar cervical, que prejudica sua mobilidade na embarcação e limita suas funções. A tripulação chegou a pedir a mudança de tripulante, mas como a lesão aconteceu após a inscrição, teve o pedido negado.

Nesta quinta-feira, Jordão deixou o barco muito abatido e cansado. Pela primeira vez, ele foi exigido como proeiro, sua função original. Com a programação atrasada, a classe realizou três regatas no dia.

"Quem está fazendo a proa é o Alexandre (Saldanha), mas ele está sendo muito exigido e hoje precisamos do Jordão na proa também. O grande problema é que amanhã também devemos ter de sacrificá-lo", admitiu Santa Cruz.

Os vilões foram os ventos fortes, de 14 a 16 nós. Nessas condições, os brasileiros venceram uma regata foram a 10 pontos perdidos, contra 11 dos argentinos. Nas outras duas regatas, Santa Cruz e sua tripulação marcaram um segundo e um quarto.

"O vento sudoeste complicou em diversas manobras, principalmente nas duas primeiras regatas. Na segunda, nós estávamos bem, mas houve um momento de desconcentração e acabamos caindo para o quarto lugar. Por conta disso, na terceira, o Jordão acabou fazendo mais do que podia", comentou Santa Cruz.

Com sete regatas realizadas, os brasileiros descartam a primeira regata, na qual não participou. Os argentinos descartaram o sexto lugar obtido na última regata desta quinta-feira. Nas duas primeiras provas do dia, Alejo Rigoni somou dois primeiros lugares. Santinha, com a vitória na regata final do dia, não só assumiu a liderança, pela primeira vez no Pan, como garantiu a vantagem no total de primeiros lugares: 4 x 3.