UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

26/07/2007 - 17h36

Vento aparece e brasileiros já lideram quatro classes no Pan

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Após três dias de ventos fracos e condições ruins para a vela, o tempo finalmente cooperou e a modalidade teve uma boa tarde na Baía de Guanabara, com ventos de 12 a 16 nós nas raias montadas perto da Marina da Glória, no Rio. O resultado foi o domínio dos velejadores brasileiros, que venceram 13 das 26 regatas disputadas nesta quinta-feira no Pan-Americano.

BIMBA ASSUME A LIDERANÇA
Moacyr Lopes Jr./FI
Bimba é um dos brasileiros que estão na liderança das classes de vela no Pan do Rio
O brasileiro Ricardo Winicki, o Bimba, assumiu a liderança da classe RS:X da vela nos Jogos Pan-Americanos. Ele venceu uma das duas regatas disputadas nesta quinta-feira e deixou para trás o mexicano David Terán. Bimba, que no início deste mês conquistou o título mundial em Cascais (Portugal), soma 12 pontos perdidos depois de oito regatas disputadas. Atrás dele estão Terán, com 16, e o argentino Mariano Reutemann, com 17.
LEIA MAIS SOBRE A REGATA
SCHEIDT ASSUME A VICE-LIDERANÇA
PROBLEMAS DE JORDÃO NA J24
PÁGINA DE VELA NO PAN
Até quarta-feira, o Brasil liderava apenas em uma classe, a Hobbie Cat 16, com Bernardo Arndt e Bruno Oliveira. Após o bom desempenho dessa quinta-feira, está na frente em outras três (Snipe, J24 e prancha à vela masculina) e ainda é vice-líder em outras três (Lightning, prancha feminina e Laser).

"Hoje foi meu primeiro dia bom", comemorou Robert Scheidt, octacampeão mundial, bicampeão olímpico e vice-líder da Laser no Pan. "Fomos bem. Essa mudada nas condições acabaram nos favorecendo. Saímos de quatro pontos atrás para dois na frente", completa Alexandre Paradeda, que, ao lado de Pedro Tinoco, lidera a Snipe.

Um dos que assumiu a liderança, Ricardo Winicki, o Bimba, já está falando em garantir a medalha na sexta-feira. "Agora é só abrir vantagem para o quarto colocado e chegar à medal race, no sábado, só pensando no ouro", disse o velejador carioca, líder com 12 pontos perdidos, à frente do mexicano David Teran, com 16.

Parceira de Bimba na prancha à vela feminina, Patrícia Castro venceu uma regata no dia, chegou a 13 pontos perdidos, e está três pontos atrás da líder Dominique Valée, do Canadá. "Estou tranqüila, velejando sem responsabilidade. E as coisas estão acontecendo", diz Patrícia, de apenas 18 anos.

Até mesmo Bernardo Low-Beer, da Sunfish, classe que não existe no Brasil, venceu uma regata. "São três velejadores muito bons na minha classe, então é bom poder chegar na frente em uma. Dá para pensar em chegar à medal race". Bernardo é o oitavo colocado, com 44 pontos perdidos. Apenas os cinco primeiros vão à medal race, no sábado.

Únicos brasileiros líderes desde o primeiro dia, Bernardo Arndt e Bruno Oliveira continuam andando na frente, com 11 pontos perdidos contra 20 dos vice-líderes, os guatemaltecos Juan Ignácio Maegli e Cristina Guirola. "Hoje não pudemos explorar nossa vantagem de velocidade, mas fizemos regatinhas razoáveis. Na última, demos muita sorte. Estávamos atrás, mas os líderes caíram em um buraco de vento por alguns segundos e passamos", explicou.

Completam a lista de líderes brasileiros os campeões mundiais da J24, Maurício Santa Cruz, João Carlos Jordão, Alexandre Saldanha e Daniel Santiago. Em segundo lugar, além de Scheidt, na Laser, e Patríca, na prancha, estão os tripulantes da Lightining, Cláudio Bieckarck, Gunnar Ficker e Marcelo Silva. Adriana Kostiw, da Laser Radial, é a quinta.