UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

26/07/2007 - 16h51

Scheidt vence duas, assume vice-liderança e já fala em ouro

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Octacampeão mundial, o paulista Robert Scheidt finalmente se recuperou no Pan-Americano. Após dois dias decepcionantes, ele venceu duas regatas e, apesar de um quinto lugar na regata de abertura, assumiu a vice-liderança da classe Laser e já fala em título.

Com os resultados dessa quinta, o brasileiro foi a 17 pontos perdidos em oito regatas, contra 14 do líder Andrew Campbell, dos Estados Unidos. O terceiro é o argentino Julio Alsogaray, com 19.

BIMBA ASSUME A LIDERANÇA
O brasileiro Ricardo Winicki, o Bimba, assumiu a liderança da classe RS:X da vela nos Jogos Pan-Americanos. Ele venceu uma das duas regatas disputadas nesta quinta-feira e deixou para trás o mexicano David Terán. Bimba, que no início deste mês conquistou o título mundial em Cascais (Portugal), soma 12 pontos perdidos depois de oito regatas disputadas. Atrás dele estão Terán, com 16, e o argentino Mariano Reutemann, com 17.
LEIA MAIS SOBRE A REGATA
BRASILEIROS LÍDERES
PROBLEMAS DE JORDÃO
PÁGINA DE VELA NO PAN
"Fiquei irritado com meu desempenho na primeira regata. Estava entre os primeiros, mas o argentino e o americano escolheram um lado na última perna e o vento foi para eles. Caí em um buraco e eles aproveitaram", lamentou. "Mas ainda assim foi meu melhor dia até agora", completou.

Já em segundo lugar, Scheidt já começa a falar em medalha. E descarta ser marcado pelo norte-americano, que lidera desde o início do campeonato. "Sorte que são três que ainda estão brigando. A vantagem é que não dá para fazer match race (regata com apenas dois barcos, como se os outros concorrentes não importassem)".

Nesta quinta-feira, a organização aproveitou os ventos médios na Baía de Guanabara e realizou três regatas na classe, completando oito provas desde terça-feira. Para sexta-feira estão programadas as duas últimas. Os cinco primeiros classificados se classificam para a medal race, que vale em dobro e não pode ser descartada.

Scheidt, bicampeão olímpico da laser, em Atlanta-1996 e Atenas-2004, hoje se dedica à classe Star. O Pan-Americano deve ser a sua última competição antes da migração definitiva para a classe star, na qual é o atual campeão mundial.

Bom dia na laser radial

Enquanto Scheidt briga pelas primeiras colocações, a também paulista Adriana Kostiw está se recuperando de dois dias ruins no início do Pan. Após andar entre as últimas colocadas nas primeiras três regatas, a brasileira venceu uma regata nesta tarde e pulou para a quinta posição.

"Eu nem entrei no barco nos primeiros dias. Primeira vez no Pan, no Brasil. Pressão de fazer bonito e subir no pódio. Hoje não. Hoje as coisas foram bem", comemora Adriana, que soma 30 pontos em oito provas. Na liderança da classe está a mexicana Tania Wolf, com 19.