UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

26/07/2007 - 14h57

Bimba vence regata e assume liderança na classe RS:X

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O brasileiro Ricardo Winicki, o Bimba, assumiu a liderança da classe RS:X da vela nos Jogos Pan-Americanos. Ele venceu uma das duas regatas disputadas nesta quinta-feira e deixou para trás o mexicano David Terán.

Moacyr Lopes Jr./FI
Em recuperação desde o começo, Bimba
já ocupa a liderança da classe RS:X no Pan
PÁGINA ESPECIAL DE VELA
Bimba, que no início deste mês conquistou o título mundial em Cascais (Portugal), soma 12 pontos perdidos depois de oito regatas disputadas. Atrás dele estão Terán, com 16, e o argentino Mariano Reutemann, com 17.

Na sexta, serão disputadas as últimas duas regatas antes da disputa da "Regata da Medalha", que reúne os cinco melhores velejadores e conta pontos dobrados.

"A idéia agora é abrir bastante amanhã para chegar na Medal Race com vantagem sobre o quarto colocado", afirmou Bimba, depois das duas provas. "Assim, vou poder velejar tranqüilo para o ouro." Atualmente, o quarto lugar é o canadense Zac Plavsic, com 25 pontos.

Além de assumir a liderança, Bimba também se mostrou mais satisfeito com as condições climáticas na Baía da Guanabara, já que o vento soprou mais forte (14 nós) do que nos outros dias. "A primeira regata teve vento constante e tive que arriscar, e o argentino ganhou. Mas, na segunda, com vento mais forte, liderei de ponta a ponta."

Na classe RS:X feminino, Patrícia Castro passou para a vice-liderança. A brasileira obteve um primeiro e um segundo lugares nas duas primeiras regatas desta quinta.

Agora, ela soma 11 pontos perdidos e só está atrás da canadense Dominique Vallée, que vem dominando a competição desde o início, com 7. A terceira colocada é a argentina Florencia Gutierrez, com 19. "Estou tranqüila. É meu primeiro Pan e estou velejando sem pressão nenhuma."