UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

26/07/2007 - 20h30

Carioca é tricampeão pan-americano com os Estados Unidos

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

A vitória dos Estados Unidos sobre o Brasil na decisão do torneio masculino de pólo aquático dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro deixou ao menos um carioca feliz. Justamente o capitão da seleção norte-americana, Anthony da Rocha Azevedo, o Tony.

Nascido no Rio de Janeiro, Tony se mudou para os Estados Unidos quando tinha 17 dias de vida. E mesmo tendo visitado o Brasil por diversas vezes ele fala muito pouco o português.

"É uma emoção diferente jogar no Rio de Janeiro. Pela primeira vez o meu avô viu um jogo meu", disse Tony, que não se incomoda de enfrentar a seleção brasileira. "É um jogo normal, já estou acostumado. Mas é um jogo difícil de se enfrentar."

O título "em casa" é o terceiro da carreira de Tony nos Jogos Pan-Americanos. Aos 25 anos, o filho do ex-jogador da seleção brasileira, Ricardo Rocha Azevedo, também já havia sido campeão nos Jogos de Winnipeg-1999 e Santo Domingo-2003.

Na final, Tony Azevedo foi o grande destaque dos Estados Unidos. Ele marcou quatro gols em cima da seleção brasileira na partida decisiva do Pan do Rio de Janeiro.