UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

26/07/2007 - 20h29

Em jogo tenso, Brasil perde para os EUA e fica com a prata no pólo

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Os Estados Unidos fizeram valer o favoritismo e derrotaram o Brasil por 9 a 2 na noite desta quinta-feira, no Parque Aquático Julio Delamare, na final masculina dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em um jogo marcado pela tensão.

No final do segundo período, uma briga na piscina envolveu jogadores dos dois países. O central brasileiro Bruno Nolasco e o goleiro norte-americano Merrill Moses trocaram sopapos e foram expulsos de jogo. O incidente foi o auge da violenta disputa entre os dois países dentro da água.

Com a vitória, os Estados Unidos conquistam o título do Pan pela décima vez, sendo a quarta consecutiva. Além disso, os norte-americanos asseguraram classificação para a Olimpíada de Pequim, em 2008. O Brasil termina o Pan com a prata, mesma posição obtida em Santo Domingo-2003. O Canadá, derrotado pelos brasileiros nas semifinais, foi bronze.

"Estávamos cansados do jogo de ontem (contra os canadenses), que foi muito desgastante, enquanto os Estados Unidos tiveram um encontro mais fácil com Cuba", analisou o técnico da seleção brasileira, o cubano Barbaro Dias.

A disputa da medalha de ouro começou emocionante, com uma bola na trave em cada lado. O time brasileiro encontrou muita dificuldade em entrar na defesa norte-americana. Por isso, arriscou diversas vezes chutes de longa distância, sem sucesso.

Já os Estados Unidos construíram o placar com tranqüilidade, apesar da boa atuação do goleiro brasileiro Pará. O destaque da seleção norte-americana foi o capitão Tony Azevedo, autor de quatro gols. O jogador nasceu no Rio de Janeiro, mas se mudou para os Estados Unidos quando tinha apenas 17 dias.

"O nosso principal objetivo sempre foi defender a prata de 2003. Lógico que queríamos vencer essa final, mas foi difícil. Demos o máximo. Eles são campeões porque merecem. A equipe americana é melhor que a nossa", reconheceu o marcador Flipper.

No primeiro período, os norte-americanos marcaram duas vezes. No segundo, outras três vezes. O primeiro gol do Brasil na partida surgiu apenas no encerramento do terceiro quarto, quando o placar já estava em 7 a 0 para os adversários, em um contra-ataque concluído por Mega.

O Brasil voltou a marcar na metade do último quarto, com Erik. A reação, entretanto, parou por aí. Os norte-americanos continuaram a dominar o jogo, marcaram mais duas vezes e venceram a partida que encerrou as atividades do pólo aquático nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

Os jogadores deixaram a partida aplaudidos de pé pela torcida, que cantou todo o hino nacional brasileiro.

"Foi emocionante aquela hora que a torcida reconheceu o nosso trabalho. Essa prata vale ouro", afirmou o capitão da seleção brasileira, Daniel Mameri.