UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

26/07/2007 - 19h54

Rosângela Conceição leva o bronze na luta feminina

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

Rosângela Conceição, a Zanza, venceu a dominicana Sulmira Brea por 2 rounds a 0, parciais de 3-0, 1-0, e conquistou a medalha de bronze na categoria até 72 kg do torneio feminino de luta dos Jogos Pan-Americanos, no Complexo Riocentro. Com isso, Zanza tornou-se a primeira medalhista brasileira pan-americana da modalidade.

BRONZE BRASILEIRO
EFE
Rosângela (vermelho), na luta eliminatória em que perdeu para rival dos EUA
Fernanda Brambilla/UOL
Brasileira posa com a medalha, ao lado
de seu técnico, o cubano Alejo Morales
RESULTADOS DO DIA
IMAGENS DAS LUTAS DESTA QUINTA
Rosângela demonstrou superioridade física à adversária durante toda a luta, e contou com a torcida a seu favor, que a incentivou a cada golpe. Com facilidade, a brasileira derrubou Brea duas vezes, e em nenhum momento foi ameaçada pela adversária.

"Deveria ter sido ouro, né, mas não deu. Esse bronze me deixa feliz porque acho que para a luta do Brasil, é um resultado bom. Além disso, representei bem as outras meninas, que se esforçaram tanto e não ganharam", disse Zanza após a luta.

O técnico da lutadora, Jefferson Oliveira, elogiou a medalhista. "Ela foi muito bem. Isso serve de exemplo para todas as mulheres que lutam sem ter o menor incentivo, de ver a Rosângela, que perdeu o ouro mas não desistiu, seguiu de cabeça erguida", avaliou o técnico. "Se ela viajasse e passasse mais tempo no exterior, já estaria entre as cinco melhores do mundo. O que falta é treino de alta qualidade e competição."

Na manhã desta quinta, Zanza perdeu para a norte-americana Kristie Marano por 2 rounds a 0 mas, como nfoi beneficiada pelo sorteio das chaves e "sobrou" na fase qualificatória, ganhando o direito de voltar direto da repescagem para o bronze.

"Eu errei, deveria ter tido um trabalho tático mais forte para vencer a americana. Da próxima vez, não vou errar", afirmou a brasileira.

A norte-americana Kristie Marano, que venceu Zanza nas eliminatórias, levou a medalha de ouro, e a canadense Ohenewa Akuffo ficou com a prata. A cubana Liset Hechevarria levou o segundo bronze.

Ainda nesta quinta-feira, na categoria até 48 kg, a canadense Carol Huynh levou a medalha de ouro ao vencer a salvadorenha Ingrid Medrano, que ficou com a prata. A venezuelana Mayelis Caripa, algoz da brasileira Susana Santos, levou bronze, assim como a norte-americana Stephanie Murata.

Na disputa entre lutadoras com até 55 kg, a colombiana Jackeline Renteria venceu um duelo acirradíssimo contra a norte-americana Marcie Vandusen. Com a luta empatada em rounds por 1 a 1, a vitória foi decidida pela regra do último golpe: a lutadora que ganhou o último ponto vence o round. Tonya Verbeek, do Canadá, que eliminou Joice Silva, e Marcia Andrade, da Venezuela, ficaram com bronze.

A norte-americaqna Sara McMann levou o ouro na categoria até 63 kg, e a venezuelana Yoselin Rojas conquistou a prata. Mabel Fonseca, de Porto Rico, e Megan Dolan, do Canadá, foram as medahistas de bronze. Dolan bateu a cubana Candida de Armas, que venceu a brasileira Carol de Lazzer nas eliminatórias.